Os Tipos de Alienação Social
Por: Anderson Alvarenga • 23/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 330 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
- Alienação social
Nesta alienação, o indivíduo não se conhece como produtor e ronda em duas atitudes: ou ele aceita toda a doutrinação externa e interna, por ter tido como natural, divino ou racional, ou se rebelam individualmente, negando assim todo conteúdo externo e focando exclusivamente no interno, tendo como ele superior a realidade que a ele foi condicionada.
- Alienação econômica
Nesta o indivíduo não se reconhece como produtor nem se reconhecem no objeto produzidos pelo seu trabalho. Atualmente a alienação econômica é dupla.
Primeiramente, o indivíduo nesse processo, vende sua força de trabalho aos empregadores. Tornando-se assim uma mercadoria e como toda mercadoria, vem com um preço, nesse caso, salario. Porém, os trabalhadores não percebem a desumanização e são acometidos a ‘’coisa’’.
E em segundo lugar, o trabalhador produz a própria matéria prima, da criação de outras mercadorias. Entretanto, esse mesmo trabalhador ao se deparar com o produto, que ele mesmo ‘’participou’’ do processo de produção, não se reconhece no mesmo. Para eles é como se o objeto fosse ali, simplesmente colocado. Reconhece que não poderá adquirir quase nada que ali é exposto, mas não reconhece que ele mesmo, quem produziu tudo aquilo, não enquanto indivíduo, mas sim como classe social. Pode até mesmo assumir a produção daquele produto, porém também aceita a condição de não poder adquiri-lo e toma isso como justo e natural.
- Alienação intelectual
O indivíduo leva a crer que para o trabalho material, não exige conhecimento, mas apenas habilidades manuais, enquanto o trabalho intelectual é responsável exclusiva pelo conhecimento. Vivendo em uma sociedade alienada o intelectual também se aliena. Sua alienação é tripla:
Primeiramente, acreditam que suas ideias se aplicam universalmente e não estão ligadas a classe social que pertencem.
Segundo, acreditam que a realidade está gravada na própria realidade e não nas ideias produzidas por eles mesmo para explicar a realidade.
E em terceiro, a origem social das ideias o seu trabalho para cria-las, são descartadas pelo os mesmos. Ou seja, as ideias independem do indivíduo, elas existem por si mesmas.
...