PROJETO DE INTERVENÇÃO PLANO DE CARREIRA
Por: Josenice Bastos • 15/5/2017 • Projeto de pesquisa • 2.305 Palavras (10 Páginas) • 1.316 Visualizações
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
JOSENICE SANTOS BASTOS
PROJETO DE INTERVENÇÃO
LAURO DE FREITAS/BA
2016
JOSENICE SANTOS BASTOS
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Projeto de Intervenção apresentado ao curso de Psicologia da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) como processo avaliativo da disciplina Estágio Básico II.
Orientadora: Professora Maria Estela
LAURO DE FREITAS/BA
2016
SUMARIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
3 - O QUE É UM PLANO DE CARREIRA 6
3.1 - ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA 6
• Definição dos objetivos de carreira 6
• Estímulo à pesquisa sobre as carreiras e sobre o mercado de trabalho 7
• Identificação do Ponto de Partida 7
• Auxílio para a aquisição das competências necessárias para o desenvolvimento profissional 7
• Criação de uma estratégia de inserção no mercado de trabalho 8
4 - METODOLOGIA 8
5 - ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO 9
6 - INVESTIMENTO 9
7 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
8 – CRONOGRAMA 10
9 - REFERÊNCIAS 10
1 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz como proposta a elaboração de um projeto de intervenção de plano de carreira que atenda às atuais necessidades dos estudantes da rede regular no município de Lauro de Freitas-BA.
O projeto tem como seu principal público os alunos do ensino médio, onde se encontram em uma etapa complicada, onde cada pessoa passa a se tornar um adulto. Nessa fase se produzem várias crises de identidade, pois cada um está procurando seu próprio eu. A pessoa se rebela contra tudo e todos, fala mal, se deixa levar pelas amizade, tudo isso tem uma explicação: procurar quem ela é realmente. Sendo assim ,eles ainda não decidiram o que quer fazer da vida, nessa etapa a preocupação básica é conseguir identificar alguma profissão com a qual deverá trabalhar, preferencialmente durante o restante de sua vida útil. A analise não é algo fácil ou difícil por si só, mas é um estudo amplo e, em alguns casos, até complexo, p que leva muitos a não realizar esta importante tarefa em sua vida profissional.
Os trabalhos inerentes á análise de mercado, para uma situação de resultados otimizados para o aluno, podem ser desenvolvidas em quatro etapas, com finalidades bem definidas e interligadas, a saber: estabelecimento da visão, estabelecimento dos valores pessoais, identificação de oportunidades e ameaças no mercado de trabalho bem como o debate estruturado de cenários que devem ou podem ocorrer no futuro deste mercado de trabalho.
Á orientação vocacional pode ajudar ou atrapalhar a vida profissional desses alunos. Para ajudar a mesma tem que ser muito bem estruturada e abrangente, envolvendo, conforme o caso, até a família do jovem, bem como apresentando, de forma sustentada, a realidade dos diversos grupos de profissões existentes no mercado, incluindo as suas tendências.
O aluno terá que trabalhar os três componentes básicos de sustentação do plano de carreira: conhecimentos, habilidades e atitudes. Com melhor qualidade ele consegue aprender e guardar o que realmente interessa em sua futura vida profissional.
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Inicialmente se faz necessária a conceituação do que é planejamento de carreira, suas etapas e sua aplicabilidade, para então podermos fazer o uso desses no caso concreto em questão. Plano é o documento formal que consolida informações, atividades e decisões desenvolvidas com base em uma metodologia de planejamento de carreira. Carreira é o conjunto planejado, estruturado e sustentado de estágios que consolidam a realidade evolutiva de cada indivíduo, de forma interativa com as necessidades das empresas e das comunidades onde elas atuam. Planejamento de carreira é o processo de desenvolvimento da atividade profissional no ambiente de labor do sujeito, voltado à especialização e aprimoramento de suas atividades funcionais para um maior destaque deste em seu emprego e seu consequente reconhecimento, pois, atualmente se observa o quão difícil tem sido o profissional permanecer durante longos períodos de tempo atrelado a mesma empresa, esse planejamento se faz importante para buscar fidelizar os empregados, buscando que estes “vistam a camisa da empresa” através de praticas de gestão a serem utilizadas, além de politicas de cargos e salários e possibilidade de crescimento dentro do âmbito organizacional, focando no desenvolvimento pessoal e no autoconhecimento, isso se dá em virtude de uma busca de realização profissional quais sejam estas, reconhecimento e oportunidades de crescimento e não apenas uma busca por melhores condições salariais.
Planejar a carreira é focar o desenvolvimento profissional no autoconhecimento, na educação continuada e no processo de fazer escolhas frente às oportunidades de trabalho. (João Florêncio Bastos Filho, 2009, pag. 20)
Vale ressaltar que apesar de existirem políticas de aperfeiçoamento dos sujeitos dentro das organizações, a educação/qualificação profissional é de responsabilidade do indivíduo, portanto, cabe a ele em seus âmbitos sociais (família, amigos, colegas de trabalho, etc.) buscar seu aperfeiçoamento profissional, tendo em vista, sempre seus objetivos, anseios e limites.
A carreira é individual, própria do profissional, e deve ser planejada em conformidade com as suas potencialidades, desejos e ambições; desta forma não possui fórmula ou receita de sucesso. (João Florêncio Bastos Filho, 2009,
...