PSICODRAMA A BUSCA PELO SER CRIATIVO E ESPONTÂNEO
Por: elisa.psi • 7/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.221 Palavras (5 Páginas) • 134 Visualizações
PSICODRAMA,A BUSCA PELO SER CRIATIVO E ESPONTÂNEO
As reflexões que traremos para a sala de aula através do Seminário: PSICODRAMA A BUSCA PELO SER CRIATIVO E ESPONTÂNEO decorrem dos nossos primeiros estudos sobre o Psicodrama que aconteceram no período de duas semanas, prazo que a nossa equipe teve para se preparar, portanto, não temos a pretensão de nos apropriarmos deste tema nos aprofundando nas técnicas terapêuticas presentes no Psicodrama por se tratar de uma abordagem imensamente rica em significados, o que exigiria muito mais tempo de pesquisa e estudo. Após esta análise,optamos por fazer uma espécie de imersão emocional no universo de Jacob Levy Moreno, o pai do Psicodrama, pensamos que talvez, fazendo esse movimento em direção ao sentido de mundo de Moreno, poderíamos compreender e após essa compreensão, transmitir de forma lúdica a sua mensagem.
O nosso primeiro impacto quando “saímos” para este encontro tão especial com Moreno foi a leitura da sua autobiografia, já no 1°capítulo intitulado “Os Primeiros Anos”, J.L. Moreno revela a sua vontade de menino, ele “queria ser Deus” e mudar os erros do mundo. Nos capítulos seguintes, Moreno conta também que no início da sua carreira era impossível conter o seu desejo messiânico de recriar o universo social e construir um palco para expurgar as dores e sofrimentos dos grupos que viviam à margem da sociedade.
Jacob Levy Moreno nasceu na Romênia, em 18 de maio de 1889 e morreu nos Estados Unidos, em 14 de maio de 1974. Era de origem judaica da corrente dos judeus sefaraditas que se caracterizam pelo espírito otimista e pelo fervor religioso, sua mãe foi a primeira entre as muitas mulheres que marcaram a vida deste homem tão especial. Pauline deu a luz a Moreno com apenas 16 anos de idade, tornou-se uma mulher forte,tinha muita fé, era cheia de ideias e sonhos, uma grande contadora de histórias, já o seu pai, era sério, autoritário e vivia se ausentando do convívio familiar, sempre se equilibrando entre os fracassos profissionais e a busca por manter o sustento da família.
Emigraram sucessivamente, até que em 1895, radicaram-se em Viena na Áustria. Com o pai cada vez mais ausente, Jacob, o primogênito de seis filhos, acabou assumindo uma posição especial de autoridade e em 1903, seu pai fez uma última tentativa de manter a família unida e deprover o seu sustento, foi quando mudaram- se para Berlim. Mas Moreno decidiu voltar para Viena sozinho para dar continuidade a seus estudos, ele então passou se sustentar trabalhando como tutor, sendo bem sucedido nesse trabalho com jovens. Enquanto isso, os negócios do pai em Berlim fracassaram e o casal acabou se separando definitivamente, o pai mudou-se para Istambul e a mãe voltou para Viena. A infância e a juventude de Moreno foram marcadas pelas intensas experiências familiares epelos fenômenos da explosão industrial e da expansão do capitalismo na Europa.
Em oposição à explosão do capitalismo, surgiu também um amplo movimento de crítica à civilização industrial-burguesa, que buscava um retorno à religião e à espiritualidade.
“Era o movimento do anticapitalismo romântico, tentativa talvez ingênua de reencontrocom um mundo mais puro. De índole humanista, ganhava seus adeptos principalmente nos meios acadêmicos e universitários.” (ALMEIDA, 1991, p. 21).
Moreno, é claro, participou deste movimento, fundando com seus colegas a “religião do encontro” e um sistema filosófico denominado seinismo – a ciência do ser, onde ele e seus amigos passeavam pelas ruas, jardins e estradas e, quando encontravam pessoas que lhes parecessem tristes ou carentes de afeto, aproximavam-se para dar-lhe.atenção, carinho e ajuda. Depois iam às suas casas, procurando levar-lhes alegria, através de cantos e danças, quando necessário, recolhiam-nas à ‘Casa do Encontro’, uma mansão sustentada por doações e destinada a abrigar desalojados, migrantes e refugiados e em meio a tudo isso, Jacob Levy torna-se médico psiquiatra e consegue também estudar filosofia.
Em 1923, J. L. Moreno publica o terceiro livro de sua trilogia vienense:“O teatro da espontaneidade”, os dois primeiros foram “Convite a um encontro”, publicado em três fascículos, respectivamente em 1914 e 1915, e “As palavras do pai”, em 1920. Em 1925, ele emigra para os Estados Unidos e as bases filosóficas de sua futura obra estão contidas nessas três pequenas grandes obras, que receberam consideráveis acréscimos nas edições americanas posteriores.
Nos EUA, J.L. Moreno, desenvolve a sociometria, uma ciência da ação, que contêm três ramos: o sociodrama, a psicoterapia de grupo e o Psicodrama , que é o foco do nosso tema. O Psicodrama nasce de todo esse contexto da vida pessoal e relacional de Moreno e fundamenta-se filosoficamente na abordagem FENOMEOLÓGICA-EXISTENCIAL que busca fazer com que o indivíduo possa viver em plenitude com suas inquietações psicoexistenciais. Há sem sobra de dúvida, uma carga emocional muito grande na abordagem Psicodramática de Moreno muito criticado em sua época.
...