PSICOLOGIA
Pesquisas Acadêmicas: PSICOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeguedess • 15/9/2014 • 273 Palavras (2 Páginas) • 517 Visualizações
3- Explique a concepção de Moreno (Faleiros, 2004) ao considerar que “(...) uma das dimensões da existência humana que define o homem seria o inventário de papéis que o mesmo desempenha na sua vida”.
R= Segundo Moreno, o homem cria papeis para que ele possa ser capaz de enfrentar as diversas situações em sua vida. Criando assim papeis específicos para cada situação
4. Explique o conceito de papéis, na teoria de Moreno.
“Os papéis são os embriões, os precursores do eu, e esforçam-se por se agrupar e unificar. Distinguí os papéis fisiológicos ou psicossomáticos como os do indivíduo que come, dorme e exerce atividade sexual; os papéis psicológicos ou psicodramáticos, como os de fantasmas, fadas e papéis alucinados, e, finalmente, os papéis sociais, como os de pai, policial, médico etc [...] os papéis psicossomáticos, no decurso de suas transações, ajudam a criança pequena a experimentar aquilo a que chamamos o ‘corpo’; que os papéis psicodramáticos a ajudam a experimentar o que designamos por ‘psique’; e que os papéis sociais contribuem para se produzir o que denominamos ‘sociedade’. Corpo, psique e sociedade são, portanto, as partes intermediárias do eu total” (pp. 25-26).
Ou seja, são fenômenos observáveis que aparecem nas ações, são papeis atuados, os quais representam aspectos visíveis do eu. O conceito de papel é extensivo a todas as dimensões da vida. É empregado para abordar desde o nascimento, passando por toda a existência no que se refere à experiência individual e também à participação do indivíduo na sociedade. A teoria dos papéis situa-se no conjunto da teoria moreniana que sempre se refere ao homem em situação, imerso no social, buscando transformá-lo através da ação.
...