TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA

Seminário: PSICOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Seminário  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

AD1 – 2014.02

Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Coordenador (a): SERGIO SKLAR

Aluno (a): Érica Castro de Oliveira

Matrícula: 14212080394

Polo: Angra dos Reis

Primeira questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5)

Para pensar a subjetividade, afirma-se, na aula 1 (p.7):

É na relação com o mundo que o sujeito se constitui como tal, que se desenvolvem as possibilidades humanas. É inserido nesse mundo externo que o homem vai organizar o seu universo de valores e significados, que, por sua vez, vão moldar suas capacidades imaginativas, racionais e afetivas.

O que significa para a constituição da subjetividade a organização pelo homem de “seu universo de valores e significados”?

Se a subjetividade é o resultado da interação entre o indivíduo e o seu meio, podemos entender que ela começa a se moldar a partir dos processos de socialização primários da criança, na família, na escola, na comunidade, e segue pela vida em um processo dinâ-mico. “É na relação com o mundo que o sujeito(..). É inserido nesse “mundo externo” que o homem vai organizar o seu universo de valores e significados, que por sua vez vão moldar suas capacidades imaginativas, racionais e afetivas.” Toda pessoa é uma complexa unidade natural e cultural. A educação faz parte do desenvolvimento do ho-mem, quanto mais ele se relacionar com os integrantes da sociedade e ampliar seus co-nhecimentos, terá auxilio no processo de construção da sua subjetividade. O homem é um ser único e é através de suas vivências e experiências que ele constrói sua subjetivi-dade.

Segunda questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5)

A aula 2assinala que o inatismo gira em torno de uma pré-formação natural do homem, ou seja, as reações emocionais humanas, a conduta sócio humana, “já se encon-trariam basicamente prontas e em sua forma final por ocasião do nascimento” (p.18). A concepção inatista minimiza, assim, o papel do ambiente (como consequência, da edu-cação e do ensino) e tenta “interferir o mínimo possível no processo de desenvolvimento espontâneo da pessoa” (p.18).

O que significa uma interferência mínima no desenvolvimento humano, conforme pretende o inatismo, e que efeito isto tem para a educação?

Os inatistas acreditam que os seres humanos já nascem prontos e que o mais importante são os fatores hereditários.

Acreditam em um mapa pré-programado, sendo que os acontecimentos após o nasci-mento não são essenciais para o desenvolvimento humano, pois sua personalidade, suas crenças, suas posições morais, sua capacidade intelectual e afetiva, suas habilidades sociais já se encontram praticamente prontas por ocasião do nascimento. Essa visão traz malefícios para a educação, pois os professores esperam que os alunos “amadureçam”, pois eles já nasceram com o conhecimento, e para os alunos que não sabem nada, fica somente aquela frase popular, “pau que nasce torto, morre torto”, os professores não desenvolvem, pois acredita que as crianças não tem potencial para o conhecimento.

Terceira questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5)

A aprendizagem na visão ambientalista, segundo a aula 2, é “o processo pelo qual o comportamento é modificado como resultado da experiência” (p.22). Algumas condições são enumeradas, em seguida, para que ocorra a aprendizagem: “o estabeleci-mento de associações entre um estímulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com