PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA
Tese: PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: veragross • 4/11/2014 • Tese • 347 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
1.) PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA
A psicologia atual é uma ciência que oferece as mesmas garantias de seriedade e eficiência que as outras disciplinas biológicas. Sua aplicação proporciona grandes resultados nos ramos da Medicina, Sociologia, Comercio, Indústria, Pedagogia, Arte, Política e a Religião.
A diferença entre a psicologia clássica ou filosófica e a psicologia moderna ou biológica é simples: a primeira tem como objeto de estudo a alma, a segunda investiga os fenômenos psíquicos, isto é, o conjunto de fatos que formam nossa experiência interna e se manifestam como ações da pessoa. A psicologia moderna pretende estudar os resultados da atividade psíquica, e, para isso, baseia-se, na observação e experimentação, utilizando para elaboração de seus dados dois métodos: a análise a síntese, e comprovando suas afirmações através de cálculo de correlação.
Através de diferentes técnicas, diversos estudiosos chegaram a diversas concepções para compreender os fatos e leis da vida mental. Podemos mencionar várias escolas psicológicas, sendo nove grandes direções metodológicas da psicologia, a seguir:
1.a.) Psicologia Condutista ou “Condutismo”
Esta escola considera o homem como um animal e se utiliza do método de estímulo-resposta, e tem como propósito saber qual resposta se desencadeará com um determinado estímulo. Assim, serve para predizer a conduto humana e determinar o julgamento ou valorização da mesma.
O Condutismo auxilia a psicologia jurídica, pois permite obter informações sem contar com o testemunho subjetivo do delinquente.
1.b.) Psicanálise
A psicanálise é um movimento psicológico que se utiliza de técnicas e interpretações para entender a vida psíquica do homem.
Médico vienense, Sigmund Freud, contribuiu muito não só para a Psicologia, mas, para todas as ciências do espírito. Suas técnicas utilizadas com frequência para apoio na compreensão da conduta delituosa, da psicologia do testemunho e de algumas atitudes reivindicadoras.
Freud e alguns de seus discípulos mostraram a necessidade do conhecimento dos fundamentos das concepções psicanalistas, pelos encarregados da aplicação da justiça. Os princípios da psicanálise freudiana são:
a.) Princípio do determino Psíquico
Todo ato psíquico tem intenção, motivação e significação e mediante técnicas e deduções apropriadas, estabelecemos suas causas.
b.) Princípio da transferência
A energia psíquica é capaz de deslocar-se ou transferir-se de um conteúdo para outro.
...