TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO

Pesquisas Acadêmicas: PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  3.209 Palavras (13 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 13

Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera

UNIDERP Interativa

PÓLO PILAR DO SUL / SP

Pedagogia

Psicologia da Educação

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS):

TUTORA A DISTANCIA PROF.ª:

TUTORA PRESENCIAL PROF.ª :

Acadêmicos:

SUMÁRIO

1. Introdução..................................................................................................

2. Aspectos relevantes da Teoria de Freud para se pensar a Aplicação da Psicologia na Educação........................................

3. Aspectos relevantes da Teoria de Jean Piaget para se pensar a Aplicação da Psicologia na Educação......................

4. Aspectos relevantes da Teoria de Henri Wallon para se pensar a Aplicação da Psicologia na Educação.....................

5. Aspectos relevantes da teoria de Lev Semenovitch vygotski para se pensar a Aplicação da Psicologia na Educaçã........................................................................................................

6. Relatório final..........................................................................................

7. Referencias.................................................................................................

1. INTRODUÇÃO

A Psicologia é uma área científica que tem contribuído nas mudanças ocorridas na sociedade devido ao grande volume de informações que estão se refletindo no ensino, exigindo desta forma, que a escola não seja uma mera transmissora de conhecimentos, mas que seja um ambiente estimulante que possibilite à criança percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa, que proporcione um movimento de parceria, de trocas de experiências, no ato de aprender e desenvolver o pensamento crítico reflexivo.

Ao falarmos de Psicologia da educação, é possível entender que é nessa área em que se concentra o estudo psicológico dos problemas cotidianos da educação dos quais se derivam princípios, modelos e teorias para estudar o pensamento e o processo afetivo do estudante.

Assim ao se estudar algumas das principais teorias clássicas da psicologia da educação, iremos nos deparar com fato de que a educação deve promover o desenvolvimento integral da criança num ambiente socializador, para quais os conhecimentos psicólogos vem acrescentar novas possibilidades para uma educação na sua totalidade, partindo do principio de que o afeto e é uma forma de ensino.

Durante o estudo das teorias vamos abordar também sobre o desenvolvimento humano, destacando os aspectos relacionados á educação.

2. ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE FREUD PARA SE PENSAR A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO.

Sigmund Freud nascido em 1.856 na cidade de Freiberg em Moravia, membro de uma família judaica, formou-se em medicina e especializou-se em manifestações de desequilíbrio psicológico, procurava curar e tratar de seus pacientes aliviando os sintomas de seus sofrimentos psíquicos.

Em 1.895, Freud começa a analisar seus sonhos, para ele os sonhos além de proteger o sono, é também uma forma de realizar um desejo camuflado. Com base no relato de seus pacientes, Freud desenvolveu uma estrutura da personalidade humana e a dinâmica de seu funcionamento, para ele, a personalidade é formada por três componentes estruturais, as quais chamou de Id, Ego e Superego.

Onde Id é a base a partir da qual o Ego e o Superego se diferenciam, é responsável pelos instintos da espécie humana, reserva a energia física que coloca em funcionamento os outros sistemas, já o Ego representa e realidade, é a consciência, significa literalmente “eu”, convive segundo regras sociais aceitas, tem o objetivo de garantir a sobrevivência do individuo. E por fim o Superego reprime as ações, faz com que o individuo se contenha, é o censor interno do sujeito, é o autocontrole que substitui as regras representadas inicialmente pelos pais.

Para explicar o comportamento, Freud desenvolve a teoria da motivação sexual, para ele a força que orienta o comportamento estaria no inconsciente e seria o instinto sexual.

Ainda para Freud as fases de desenvolvimento do individuo podem ser divididas em fase oral, fase anal e fase fálica. Na fase oral o individuo tem o primeiro contato com mundo, que é pela boca, essa é a primeira área do corpo que se pode controlar, onde o leite materno, a mamadeira, a chupeta são objetos de prazer. Já na fase anal, é a fase do controle, a atenção da criança fica voltada para a micção e evacuação, nessa fase sujar-se com massas, tintas e barros são objetos de prazer. E finalmente a fase fálica, é a fase em que a criança descobre as áreas genitais e assim as diferenças sexuais, nessa fase há também o surgimento do complexo de Édipo, que compreende no amor e no ciúme da criança pela mãe.

Com algumas das reflexões feitas pelo psicanalista é possível para os educadores entender melhor como se processa nos alunos o desenvolvimento emocional e mental, pois é dessa maneira que o ser humano se constitui, com razão e emoção.

Ao se relacionar a teoria de Freud com a psicologia na educação, os aspectos relevantes que devemos considerar são com relação ao desenvolvimento humano, o funcionamento do aparelho psíquico e os processos mentais que ocorrem durante a aprendizagem, pois é preciso estar atento ao desenvolvimento do aluno tanto emocional quanto mental.

Freud defendia que a educação não devia ser tão repressora, devia ter os olhos abertos para a teoria da sexualidade infantil, pois a criança vai se perguntar sobre as diferenças sexuais entre meninos e meninas. Freud questionava sobre o excesso de moralidade e seus efeitos psicológicos humanos.

Não se deve entender que os alunos são todos iguais, é preciso haver uma sintonia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com