PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projeto de pesquisa: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaquedias89 • 7/10/2014 • Projeto de pesquisa • 3.342 Palavras (14 Páginas) • 201 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
POLO SEMIPRESENCIAL DE PROMISSÃO S-P
PEDAGOGIA – LICENCIATURA
1º SEMESTRE
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ACADÊMICOS
DANIELE RODRIHES RIGATO RA : 9576429182 ,
JAQUELINE ABADE DA COSTA RA : 9576427312
NATALIA SOUZA NUNES RA: 9675459511
TELMA T. DIAS PEREIRA RA: 9576426165
VIVIANE S. SILVA FERNANDES RA: 9750449301
ATPS: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutora : Ana Cristina Calderero Martins
Prof.ª Nancy Capretz
PROMISSÃO – S.P
INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivo analisar em sala de aula e no convívio familiar a TERAPIA ASSITIDA POR ANIMAIS, ao qual abordaremos alguns comportamentos de alunos cujo tem uma certa dificuldade em aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, na Escola Aurélia Campos Sales, do 5º ano, entre 10 e 11 anos de idade com intuito de melhorar o comportamento dos mesmos.
Essa terapia com animais trabalha com aspectos psicológicos educacionais, ajudando no desempenho escolar e na redução de agressividade. Contudo podemos concluir que os alunos passam a ensinar os próprios pais a conduta do comportamento escolar no novo aprendizado escolar.
Esta técnica de análise assistida por animais, identifica – se com o cotidiano das crianças e levando em conta o comportamento das mesmas em diversas situações psicológicas com o intuito de aprimorar a melhoria e eficaz deste comportamento trazendo para a sala de aula e convívio familiar, aspectos positivos.
Para que possamos ser mais objetivos, muitas crianças passam por estes problemas resumindo na agressividade em casa, pois pais e mães pensam que educar é só na escola, mas infelizmente não é bem assim que acontece, muitas crianças sofrem por não terem uma carinho, diálogo, ou seja pais serem mais presentes na vida dos seus filhos.
Em se tratando da análise em que a Terapia Assistida por animais pode se tornar uma grande melhoria aos nossos alunos e principalmente na participação dos pais e na educação de seus filhos, vamos elaborar este projeto trazendo para ambos como a criança pode ser responsável com seu animal, cuidando, levando o mesmo para passear, tomar água, dar comida e outros aspectos positivos que podem abranger a criança, despertando o interesse das mesmas pelas atividades, criando um vínculo tanto com o animal e principalmente com a família.
Podemos ressaltar também a importância da Psicologia da Educação neste contexto, pois a mesma retrata a subjetividade do ser humano, ou seja, a compreensão da vida humana ao qual distingue formas de compreender a subjetividade suas manifestações e sua investigação em todos os aspectos, tanto na vida familiar como na escola.
Entretanto a Psicologia da Educação tem por finalidade entender as condutas humanas, desenvolver aspectos físicos- motor, intelectual, afetivo-emocional e social.
O desenvolvimento do trabalho está organizado nos capítulos a que se seguem, de forma que se compreenda todo o processo do animal na área da educação com os alunos e educadores, aprimorando todos os conceitos bem objetivos e uma análise primordial.
No primeiro capítulo, iremos relatar sobre a terapia Assistida por Animais, sua importância, os aspectos, a introdução no contexto ao todo, suas eficazes retratando a atuação de alunos e professores, pais que não são presentes no convívio familiar, gerando problemas nas crianças como principalmente o psicológico tornando-as agressivas, insatisfeitas, e mantendo um mal comportamento. na escola.
No segundo capítulo, discute – se o desenvolvimento do trabalho, a turma em que será feita a análise, a idade, o número de alunos, tanto de meninas quanto de meninos, enfim a descrição da turma em geral, abordaremos também o comportamento dos animais em ralação as crianças.
No terceiro capítulo, considera- se um capítulo importante, pois relataremos a relação dos animais com as crianças, o seu objetivo, as facilidades e dificuldades, o carinho, amor, responsabilidade, entre outros.
No quarto capítulo serão apresentadas o campo de pesquisa, ou seja, o local onde foi baseado o projeto, quais foram as perspectivas e resultados, o que abrange pontos positivos e negativos.
No ultimo capítulo são apresentadas as considerações finais, o resultados propostos com metas e objetivos alcançados, aprimorando o conhecimento deste projeto com pontos positivos e através de reflexões a respeito do que foi proposto com o TAA ( Terapia Assistida por Animais ) como um recurso analítico em relação a área da Educação.
1. TERAPIA ASSITIDA POR ANIMAIS
A Terapia Assistida por animais, se baseia na comunicação entre a criança e o animal que podemos compreende – lo como um todo, sua visão do mundo, seu modo de pensar, sentir e agir. Podemos identificar também os problemas da criança, com base em significados, que a mesma atribui aos fatos o qual ocorrem .è por meio desta Terapia entre a criança e o animal podem realmente ajudar a mesma a efetuar mudanças em seu comportamento.
Essa terapia com animais trabalha com aspectos psicológicos educacionais, ajudando no desempenho escolar e na redução de agressividade. Contudo podemos concluir que os alunos passam a ensinar os próprios pais a conduta do comportamento escolar no novo aprendizado escolar.
Esta técnica de análise assistida por animais identifica – se com o cotidiano das crianças e levando em conta o comportamento das mesmas em diversas situações psicológicas com o intuito de aprimorar a melhoria e eficaz deste comportamento trazendo para a sala de aula e convívio familiar, aspectos positivos.
O uso de animais na prática pedagógica tem sido estudado por pesquisadores das mais diversas áreas, porém, a inter-relação entre a pesquisa mais pragmática e sua sustentação didática pedagógica ainda é incipiente. O estudo mostra que o uso de animais pode ser considerado um rico auxílio no trabalho pedagógico tanto com crianças normais como com
...