TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Casos: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

Objetivos

• Identificar os princípios das teorias de Jean Piaget e de Lev Vygotsky.

• Compreender como as teorias de Piaget e Vygotsky contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.

• Entrar em contato com a estrutura básica de um trabalho científico (descrevendo no texto-síntese: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências).

Descrição da Atividade

Com base nos estudos da Unidade 4 e nos itens da Problematização anteriormente descritos, escolha uma das teorias cognitivas (de Jean Piaget ou de Lev Vygotsky) e elabore uma síntese dessa teoria (lembre-se de que deverá abordar, em seu texto, todas as questões expostas nos itens Problematização). Por meio de um exemplo, explique como essa teoria pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, você pode embasar-se em sua experiência docente, pedagógica ou familiar, como também em experiências de colegas.

O texto deverá ser dissertativo, incluindo Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Atenção!

• Introdução: define o que será abordado, objetivo do texto, teoria utilizada.

• Desenvolvimento: se refere ao desenvolvimento do tema, ou seja, à síntese elaborada, seguindo as questões da problematização. Você deverá inserir seu exemplo neste item.

• Conclusão: responda neste item − o trabalho respondeu aos objetivos propostos? O que o trabalho acrescentou em termos de formação.

Problematização

O que é o Construtivismo? O que significa a teoria Socioconstrutivista? Como a mediação é entendida pela teoria Socioconstrutivista?

INTRODUÇÃO

Utilizando como base de pesquisa a teoria de Lev Vygotsky, será desenvolvido um conceito sobre a escola, o ensino e aprendizagem e sua importância para o desenvolvimento do indivíduo, em todo o seu aspecto social. Ao que consta em sua história, Vygotsky, acreditava em uma proposta diferenciada de aprendizagem, ou seja, para ele tudo estava diretamente ligado ao processo social, para isso em sua teoria havia a necessidade de uma mediação da escola com o aluno tendo assim a função de orientador para que o aluno conseguisse alcançar o conhecimento proposto, sendo assim, a escola teria o papel fundamental de colaborar com a mediação entre professor e aluno.

E como o construtivismo entra como papel principal para a compreensão da importância da educação como um processo de construção do indivíduo, do seu conhecimento.

Será abordado também o socioconstrutivismo e quais foram as influências que levaram Vygotsky a conceber essa visão?de onde derivou essa visão?

BREVE RELATO SOBRE A VIDA E OBRA DE LEV SEMENOVICH VYGOTSKY (1896-1934).

Nascido na cidade de Orsah na Bielo-Russia em 1896, Vygotsky tentou fazer medicinam, mas, se formou em Direito, trabalhou como professor de literatura, história da Arte e estética; fundou um laboratório de psicologia e produziu cerca de 200 trabalhos científicos.

Sua teoria influencia até hoje a área da educação, pois, é de grande importância para a área pedagógica. Tendo como principal abordagem a utilização da linguagem e os símbolos dentro do processo do desenvolvimento da humanidade. Um interesse muito grande pela psicologia e isso fez com que se dedicasse a uma leitura bastante crítica de todas as teorias vigentes na época, ou seja, Gestalt, a Psicanálise, o Behaviorismo e as idéias de Jean Piaget.

Dedicou-se também aos estudos dos distúrbios de alguns indivíduos, de suas dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento da linguagem, ou seja, nesse caso, ligados a problemas genéticos, deficiências congênitas.

Apesar de ter morrido ainda jovem, aos 37 anos, viveu durante um período singular da história, momento em que a política passava por transformações drásticas, momento da revolução comunista de 1917, isso influenciou e muito o seu trabalho.

A partir daí houve uma abertura maior para o campo das artes, liberdade de pensamentos científicos, e uma preocupação com relação a uma política educacional mais eficiente, nessa fase, Vygotsky se dedicou mais a psicologia, se envolveu com o povo da área rural e pôde associar a influência exercida no desenvolvimento cognitivo pelo nível escolar, pelas tradições culturais da região, etc.

Porém, com a entrada de Stalin ao poder em 1924, a abordagem que Vygotasky utilizava para expressar sua visão do desenvolvimento intelectual do ser humano era criticada; apesar de abordar a dialética marxista não abordava a luta de classes, que era obrigatório na época.

Lutou durante 14 anos contra a tuberculose, mas foi vencido em 1934.

Durante a ditadura de Stalin, ou seja, por 20 anos, seu trabalho foi censurado.

TEORIA PEDAGÓGICA DE LEV SEMENOVICH VYGOTSKY (1896-1934).

A teoria de Vygotsky valoriza o professor e a escola, a formação do ser humano e com a formação e ação pedagógica.Ele acreditava que a genética influenciava em grande parte do desenvolvimento do ser humano.

Baseou sua teoria em 4 princípios:

Filogênese: Significa que conforme a história do desenvolvimento de uma determinada espécie ela consegue ou não fazer determinada coisa, que seria característica daquela determinada espécie animal.

Ontogênese: Desenvolvimento do ser de uma determinada espécie, seria o ritmo, o percurso da sequência do desenvolvimento genético, como: nascimento, crescimento e morte.

Sociogênese: A cultura influencia nas possibilidades de desenvolvimento do ser.

Microgênese: Nesse caso o foco da influência é mais preciso, ou seja, a história da forma com que o indivíduo aprendeu determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com