PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
Relatório de pesquisa: PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kariza.vitoria • 1/6/2014 • Relatório de pesquisa • 759 Palavras (4 Páginas) • 295 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
PROFª DRª TANIA ELISA MORALES GARCIA
RESENHA DESENVOLVIDA POR:
CRISTIANE BONOW
FERNANDA FREITAS
KARIZA VITÓRIA
SÁ, Maria Auxiliadora Diniz de, LEMOINE, Claude. Em Matéria de Comprometimento na Empresa, são os Valores Individuais que Contam. Anais... do XXIII EnANPAD, Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.Foz do Iguaçu, 1999. Rio de Janeiro: ANPAD, 1999.
O artigo estudado trata de comprometimento dento da organização e esse comprometimento é visto como vantagem competitiva, pois acredita-se que qualidade provém das atitudes dos colaboradores. É nas atitudes e nos valores das pessoas que reside a boa vontade, o bom senso e a responsabilidade de tornar o ambiente onde se trabalha em um local de desenvolvimento pessoal e profissional e, somente quando tivermos essa disposição, teremos condições de atingir a visão da organização.
A partir de expectativas de empresas e empregados sobre comprometimento, o autor desenvolveu uma pesquisa exploratória e identificou que, as organizações não oferecem boas condições de trabalho, assim contribui para reduzir a autonomia dos trabalhadores. Um elevado número de empregados trabalham nos chamados "chão de fábrica" e, as tarefas realizadas por estes são operações simples e previsíveis, executando sempre o mesmo trabalho. Portanto, não é necessária criatividade, inovação e participação dos indivíduos no trabalho.
Nesse sentido, pergunta-se como o modo de organização do trabalho pode influenciar o comprometimento das pessoas? Será que as relações interpessoais podem contribuir favoravelmente nesse processo?
No entanto, não se conseguiu confirmar a hipótese de que o comprometimento na empresa é função das condições materiais de trabalho. Por diversos motivos como trabalho repetitivo, falta de autonomia, participação, pois isso influencia muito sobre o comprometimento e só fazem diminuir este com a organização.
Já a outra hipótese, determinando que o comprometimento na empresa é função das relações interpessoais foi confirmada, pois nós brasileiros conseguimos desenvolver relações sociais com muita facilidade, características culturais, o gosto pelo coletivo e pela aproximação.
Podemos afirmar que cada individuo possui sua cultura, valores, costumes, tradições e conhecimentos. E, se o comprometimento representa um modo de identificação, ou seja, as pessoas para se comprometer com a organização precisam "vestir a camisa", e isso só é possível quando se é reconhecido, quando se pode perceber todos os dias que, cada um, é indispensável ao seu local de trabalho.
A pesquisa deste trabalho visa entender o universo de uma investigação explorando este assunto de caráter tanto qualitativo quanto quantitativo através de uma comparação interorganizacional e intercultural. Com o objetivo de investigar o comprometimento nas empresas, a partir de uma análise comparativa entre a influencia provocada pelas condições
...