PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Por: Erineia Vieira • 30/5/2018 • Trabalho acadêmico • 513 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02 e 03
- Qual a contribuição da Psicologia no despenho do professor? (Resposta deve ter no mínimo cinco linhas)
Como sabemos, a principal função do professor é interagir com o aluno para que haja construção do conhecimento, mas algumas crianças apresentam resistência, problemas ou dificuldades extremas para se concentrar e consequentemente para aprender. Quando o professor encontra essas barreiras, para otimizar as relações entre professores, alunos, família, equipe diretiva e outras, faz-se necessário buscar ajuda de um especialista para que se faça um trabalho sistematizado de forma a melhorar a aprendizagem deste indivíduo e, melhorar também as relações de forma geral, no trabalho e inclusive na participação da família na escola. A psicologia tenta contribuir como uma ponte, para que o processo da aprendizagem tenha êxito.
- Explique o processo do desenvolvimento infantil e a perspectiva teórica de aprendizagem (Resposta deve ter no mínimo cinco linhas)
As crianças passam por estágios específicos conforme o seu intelecto e se tornam capazes de perceber relacionamentos maduros. Esses estágios acontecem na mesma ordem em todas as crianças, no entanto, o momento que acontecem esses acontecimentos pode variar de criança para criança. Durante esse processo de evolução, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivendo cada momento de forma particular. As crianças passam por fases de desenvolvimento natural, de forma contínua e progressiva o qual ela aprende a pensar interagindo com o mundo e os vínculos afetivos são indispensáveis para um desenvolvimento pleno e de qualidade. O desenvolvimento cognitivo das crianças está ligado ao desenvolvimento moral e as mudanças que ocorrem com o passar do tempo, onde elas adquirem a capacidade de diferenciar o certo do errado. Cabe à família e a escola conhecer e respeitar os passos do desenvolvimento infantil.
- Fale sobre o estágio sensório-motor e pré-operatório definidos pela teoria de Piaget. (Resposta deve ter no mínimo cinco linhas)
Na fase sensório motor, de 0 a 2 anos, é o estágio que antecede a linguagem, o indivíduo explora o mundo através dos seus sentidos, é necessário que ele sinta através do toque. Nesta fase, as ações não são intencionais, a criança começa a construir ações a partir dos reflexos, percepções e repetições de movimentos, por meio de um contato direto e imediato, sem representação ou pensamento. Já na fase pré-operatório, de 2 a 7 anos, surge na criança, a capacidade de interação através da linguagem, onde ela passará por modificações nos aspectos intelectuais, afetivos e sociais e substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, este estágio é também muito conhecido como o estágio da Inteligência Simbólica. Nesta fase, o indivíduo tende a ser egocêntrico, curioso, agir de forma simulada, já consegue explorar melhor o ambiente, pois coloca em prática a fase sensória motor de forma melhorada.
DEPOIS DE CORRIGIDAS AS ATIVIDADES, NÃO HÁ POSSIBILIDADES DE REENVIO. |
...