PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
Por: Ranieli1 • 12/10/2018 • Artigo • 269 Palavras (2 Páginas) • 392 Visualizações
Discentes: Marcília Rocha; Maria Clara; Ranieli Araújo
Disciplina: Psicologia institucional.
Atividade Avaliativa:
A instituição é uma estrutura organizada que se perpetua na sociedade. Em todas as esferas humanas, as pessoas vivem em processo institucional, a começar pela estrutura familiar, e perpassa por outras áreas da vida, como na educação, juridicamente etc... O fundamento da instituição é a linguagem, é através dela que definimos nosso papel na sociedade, nossa maneira de viver, formas de pensar, crenças e ideologias. Ao nascermos já estamos automaticamente inseridos na instituição, e assim vivemos em meio a hierarquias construído historicamente, que nos faz seguir regras postas.
A instituição tem 2 fases. Sendo a primeira, o hábito no qual o saber é repassado em gerações. Sendo assim, toda instituição é um hábito, sendo refém dela mesmo. Há determinadas instituições sociais como asilo, hospitais, orfanatos, Estado, câmera de governadores.
Na segunda fase, acredita-se que toda instituição passa por modificações. Presente nesta, a dialética: uma primeira proposição da qual ressurge uma segunda; e da proposição de ambas, nasce uma terceira proposição totalmente nova. O rompimento da instituição provoca colapso, pois acaba sendo visto pela sociedade como um “horror”, e não existe um meio de se romper com a instituição, mas de analisarmos e pensarmos criticamente nas ações que essa instituição produz.
Podemos concluir que a instituição é algo posto, e que conduz o homem em meio a um processo histórico. Somos sujeitos e objetos da instituição, acabamos por não darmos conta de pensarmos sobre o papel que estamos exercendo nesse meio. Cabe a cada um de nós quebrarmos paradigmas e regras cristalizadas, através de empenho e participação na prática.
...