Psicologia Institucional
Por: heloisa001 • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 518 Palavras (3 Páginas) • 545 Visualizações
Segundo Bettoi (2015) espera-se do psicólogo Institucional Adolescente ações conjuntas através de um trabalho com outros profissionais para exercer atividades multidisciplinares e assim atuar não apenas na saúde mental da população mas buscando desenvolver métodos e técnicas adequadas em grupo, avaliando e criando novas estratégias que possibilitam um atendimento adequado da demanda naquela sociedade, pois o psicólogo institucional está em contato com uma população que geralmente são mais carentes e que até então não tinha acesso a esse tipo de serviço devendo interpretar a realidade social dessas pessoas e possibilitar uma inserção social e um crescimento de personalidade desses adolescentes para que consigam resolver seus conflitos e através de trabalhos em grupos aprendam a sociabilidade, onde cada indivíduo entenda que faz parte de um grupo e aprende a contribuir com o mesmo, muitas vezes esse tipo de atuação estende-se a outras áreas para que o psicólogo institucional tenha um maior êxito.
Também segundo Bettoi a instituição no qual o psicólogo faz parte tem como função de manter um relacionamento direto com a comunidade e cria vínculos fora da escola com a sociedade por isso o psicólogo contribui para uma educação não-formal com o indivíduo possibilitando novas determinantes na sua vida e nas vidas das pessoas envolvidas nesse contexto.
Conforme a análise das entrevistas, todos os psicólogos estão de acordo com o que se espera de um psicólogo institucional adolescente por que os mesmos trabalham em conjunto com uma equipe de profissionais e desenvolve atividades multidisciplinares promovendo uma inserção psicossocial desses adolescentes.
O psicólogo nº01 realiza reuniões para manter um vínculo com os jovens procurando envolver seus familiares para uma maior abrangência de sua atuação e para entender suas realidades. O psicólogo informa que sua instituição oferece junto ao governo uma ajuda financeira para a família desses adolescentes. Porém segundo existe ainda certa resistência em algumas instituições como, por exemplo, as escolas que ainda não conseguem trabalhar em parceria com os psicólogos.
O psicólogo n°02 desenvolve um trabalho em equipe com outros profissionais com a função de integração social do adolescente e faz trabalhos que ajudam financeiramente as famílias dos adolescentes. O mesmo também informa que enfrenta algumas dificuldades até mesmo em relação ao próprio governo que não quer tratar de forma adequada o adolescente então terceiriza o serviço através das ONG’s, porém não oferece recursos possíveis para o tratamento desse indivíduo.
O psicólogo n°03 também em conjunto a uma equipe de profissionais contribuem juntamente não só criando projetos na comunidade em que atua mas movendo ações para envolver os adolescentes da instituição a comunidade e suas famílias para atenuar os efeitos da vulnerabilidade que eles apresentam ao chegar na instituição.
O psicologo de n°04 realiza trabalhos e projetos com uma equipe de profissionais na área social, de educação e de saúde para que através de reuniões possam analisar esses adolescentes e criar projetos que ajude na saúde mental e social deles. O psicólogo procura realizar visitas nas residências da população que atua para assim conhecer sua realidade social e poder ajudar as famílias desses adolescentes para atingir uma maior abrangência de seus projetos.
...