PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
Casos: PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcio1971 • 15/9/2014 • 1.513 Palavras (7 Páginas) • 241 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Disciplina: Psicologia nas organizações
Curso: Administração
Professor: Carla Giovana Dagostin
Nome do aluno: Márcio Cascaes
Data: 14/10/2011
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Para realização desta avaliação a linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.
1. Analise a entrevista abaixo e, pautando-se em nossos estudos do material didático, escreva um texto de 7 a 10 linhas, descrevendo de forma fundamentada 2 comportamentos organizacionais que contribuam para uma comunicação eficaz dentro das organizações. (3,0 pontos)
Como melhorar a comunicação e o relacionamento
Na sua avaliação, as empresas utilizam de modo adequado as ferramentas de comunicação interna para consolidar processos gestão e reforçar sua imagem junto ao público interno?
Mario Persona - Nem sempre. A comunicação ainda é uma falha grave na maioria das empresas, e isso nem sempre ocorre por falta de ferramentas. A comunicação, para ser eficaz, precisa levar em consideração diversos aspectos, como cultura, nível social, contexto, meio e todas as formas de ruído existentes no processo.
Quais as principais barreiras para melhorar o relacionamento interno nas empresas. Qual o papel da tecnologia e da comunicação neste contexto?
Mario Persona - Como disse, a primeira é cultural. Temos nas empresas um caldo cultural que recebe novos ingredientes à medida que o tempo passa. Não falo apenas de distância cultural, no sentido de mais ou menos alfabetizados, mas de diferenças de valores, ideais, etnias, religiões. Aspectos culturais mesmo. Some a isso a idade, que começa a esticar seu espectro nas organizações com a ampliação da expectativa de vida das pessoas e, como consequência, do tempo de vida e disposição para se manterem ativas profissionalmente.
Qual o conceito de gestão eficaz de pessoas e qual a importância da comunicação nesse processo?
Mario Persona - Não existe um sapato para todos os pés, por isso não existe uma gestão que funcione em todas as empresas e situações. Mas você falou bem quando se referiu a conceito. A gestão eficaz começa nas pessoas, assim como o marketing eficaz começa com as pessoas, com o mercado. Nas empresas a pirâmide sofreu uma cambalhota. É claro que ainda há muitos lugares onde as pessoas continuam trabalhando para o chefe, para o supervisor, o patrão, o presidente. Pensam que é de lá que vêm seus benefícios. Mas não é.
Fonte: http://www.mariopersona.com.br/entrevista_revista_anave.html
Como vimos em nosso estudos, o Comportamento Organizacional pode ser analisado em três aspectos: Comportamento Microorganizacional, que está associado ao indivíduo; Mesoorganizacional, que examina as atitudes e acontecimentos que envolvem um grupo; Macroorganizacional, que observa o comportamento da Organização de modo geral.
Assim, podemos citar como exemplos: A comunicação flexível entre subordinados e gestores, contribuindo para um bom relacionamento entre as equipes, caracterizando um Comportamento Mesoorganizacional.
A divulgação da Empresa ao público “interno”, de projetos em execução, conquistas, detalhes sobre a qualidade de seus produtos, demonstrando a sua percepção sobre a importância de seus funcionários, denotará um Comportamento Macroorganizacional.
2. Observe o comentário e a charge e, tendo em vista o que estudamos, preencha o quadro a seguir, descrevendo quais posturas comportamentais o atual mercado de trabalho tem “exigido” das organizações e dos colaboradores. Cite no mínimo 3 para cada um e depois justifique. (3,5 pontos)
Afinal, é exatamente por essa falta de atenção aos avisos do mercado que muitas empresas foram impactadas negativamente com a crise econômica que se instalou!
E só se fala nessa crise. Por exemplo, uma pesquisa realizada pela CNI(Confederação Nacional da Indústria) com 431 empresas de 24 estados do país revela que 8 em cada 10 empresas foram afetadas pela crise. E além dessas, muitas outras são publicadas todo dia. E o foco sem dúvidas é a ética. Infelizmente muitas das empresas afetadas haviam erguido impérios com base em condutas ilegais. Empresas importantes e bem conceituadas como Daslu e Camargo Corrêa entraram em escândalos de fraudes e tiveram seus executivos presos. Mas, será que empresas como essas têm realmente apenas esses problemas com as fraudes? Será que uma empresa que age dessa maneira para poder lucrar mais também não age da maneira errada na hora de lidar com seus funcionários, desrespeitando-os ou apenas não dando a eles o valor necessário para que se sintam parte da empresa?
Fonte: http://cinacrise.blogspot.com/2009_04_01_archive.html
ORGANIZAÇÕES
Responsabilidade Social Empresarial.
Justificativa: A percepção da escassez dos recursos naturais, comprova a necessidade
de preservação do meio. Assim cada vez mais as organizações adotam normas e procedimentos relacionados à sustentabilidade.
Reconhecimento/Respeito.
Justificativa: Conforme vimos no material disponível
...