PSICOLOGIA: OS PRIMÓRDIOS
Trabalho Escolar: PSICOLOGIA: OS PRIMÓRDIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasxxx • 12/10/2013 • 304 Palavras (2 Páginas) • 426 Visualizações
PSICOLOGIA: OS PRIMÓRDIOS
No decorrer da história da humanidade, o homem tem demonstrado interesse em conhecer suas origens e sua preocupação com o ser humano. Podemos observar nos símbolos deixados pelos egípcios, há milênios, desenhos retratando seus sentimentos de angústia, ansiedade, alegria, tristeza e sua própria história.
Na Grécia antiga, os filósofos, preocupados com o saber, se voltaram para todas as áreas do conhecimento, especulando sobre os mais diversos aspectos da Psicologia.
No entanto, é curioso observarmos que as primeiras ciências que se desenvolveram foram justamente as que tratam do que está mais distante do homem, como por exemplo, a Astronomia. As que se referem ao que lhe está mais próximo, ou as que a ela se referem diretamente a ele, como a Psicologia, são as que tiveram desenvolvimento mais tardio. Sem buscar as causas de tal fenômeno, verifica-se que, realmente, a Psicologia é uma das ciências mais jovens. Mas, mesmo antes que existisse uma ciência a respeito, o homem procurou explicar a si mesmo.
As primeiras explicações sobre o ser humano e sua conduta foram de natureza sobrenatural, tal como as explicações para todos os eventos. Assim como a tempestade era um indício da cólera dos deuses, e a boa colheita do seu favoritismo, o homem primitivo acreditava que um comportamento estranho e insólito era causado por “maus espíritos” que habitavam o corpo da pessoa.
A palavra psicologia, que pdoe ser representada pela letra grega psi () é de origem grega, formado pelas palavras psique - que significa alma (e alma era defendida pelos gregos como a fonte da vida, o que animava ou dava vida ao corpo) - e logos que significa estudo. Portanto, etimologicamente Psicologia significa o estudo da alma.
A Psicologia, por ser uma ciência recente, apresenta uma diversidade de objetos de estudos, como comportamento, consciência, personalidade, inconsciente, entre outros.
...