PSICOLOGIA: Willian James (1842 -1910)
Por: rick2199 • 27/5/2020 • Resenha • 441 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
Willian James (1842 -1910)
O papel de James, na psicologia norte americana foi muito paradoxal, seu trabalho foi o percursor americano da psicologia funcional. Após oitenta anos, da sua morte revelou –se que ele e considerado a segunda figura mais importante da psicologia, perdendo apenas par a Wilhelm Wundt.
No entanto, ele se mantinha em notório interesse por telepatia, clarividência, espiritismo, comunicação com os mortos em sessões espíritas e outros fatos místicos. O que outros psicólogos experientes estavam tentando banir do campo.
Em seus anos escolares, alternou si entre Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Suíça e Estados Unidos o que lhe proporcionou as vantagens culturais e intelectuais. Com dezoito anos, decidiu tornar-se artista. A carreira foi um fracasso e foi abandonada, matriculou –se na Lawrence Scientific School em Harvard, no período em que acontecia a guerra civil americana.
Comprometimentos com a saúde e autoconfiança, lhe fez si transformar em uma pessoa neurótica, fazendo-o perder interesse pela química e si aproximar da medicina que posteriormente desistiu também de seguir. Utilizou –se do discurso: “ Há muitos farsantes nesse meio”.
Em 1869, desenvolveu a filosofia de vida baseada no livre arbítrio e na força de vontade, três anos depois lecionou fisiologia em Harvard e despertou interesse pela a funcionalidade dos elementos químicos e seus efeitos. Desenvolveu experiências, com oxido nitroso (gás hilariante), nitrato de amila (que afeta o cérebro, causando movimentos bruscos). Experimentos que visavam observar as pessoas em estado consciente e alterado pelas substâncias.
No período de 1875- 1876, lecionou seu primeiro curso de psicologia que se chamou de The Relations Bet Weln and Physiology e Physiology ( as relações entre a fisiologia e a psicologia ). Evento este, que permitiu que a Universidade de Harvard, fosse a primeira instituição dos Estados Unidos a oferecer um curso de psicologia experimental, ministrado por James.
Dois acontecimentos importantes marcaram o ano de 1878, o seu casamento e a assinatura de contrato com editor Henry Holt, que resultou em um livro clássico da psicologia que levou doze anos para ser escrito e publicado. O livro de psicologia de Willian, se tornou uma referência para várias gerações de estudantes da área.
James, passou os últimos 20 anos de sua vida, refinando seus sistemas filosóficos e por volta da década de 1890, foi reconhecido como o principal filósofo norte americano. Em 1899, a psicologia educacional ganhou força e as ideias de Willian sobre a aplicação da psicologia na sala de aula em situações de aprendizagem foram evidenciadas.
...