Pai Da Psicologia
Ensaios: Pai Da Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joanamartins • 30/11/2013 • 273 Palavras (2 Páginas) • 381 Visualizações
Quem e o pai da Psicologia? E quem e considerado o pai da psicologia cientifica? Por quê?
R: Wilhelm Wundt é conhecido como o pai da psicologia moderna, pois seu trabalho tinha o objetivo de promover a psicologia enquanto ciência independente. Nesse sentido os estudiosos passam a definir seu objeto de estudo, delimitar seu campo (distinguir a psicologia da filosofia e da fisiologia), formular métodos de estudos e formular teorias. Wundt publicou o livro ‘’Elementos da psicologia fisiológica’’ em 1864 e criou o primeiro instituto de psicologia (laboratório), onde realizou muitas experiências, analisando seus experimentos da consciência é reconhecida como ciência, processando assim a experiência consciente e imediata e distinguiu-se como observação e percepção estudaram os processos mentais com experiências em sensações e percepções.
Watson é considerado o pai da psicologia científica ao demarcar-se de forma radical de toda a psicologia tradicional, que tinha por objeto o estudo da consciência e por método a introspecção.
Watson não nega a existência da consciência, nem a possibilidade de o indivíduo se auto-observar, Defende, contudo, que a análise dos estados de espírito, bem como a procura das suas causas, só pode interessar ao sujeito no âmbito da sua vida pessoal.
Para se constituir como ciência, a psicologia terá que contar com todos o seu passado – concepção e método – e constituir-se como um ramo objetivo e experimental da ciência.
John Watson pretendia para a psicologia o mesmo estatuto da biologia. Ora, para que a psicologia possa ser considerada uma ciência rigorosa e objetiva, o psicólogo terá que assumir a atitude do cientista: trabalhar com dados provenientes de observações objetivas, isto é, públicas, e, portanto acessíveis a qualquer outro observador.
...