Para Sempre Alice relacionando com Neuropsicologia
Por: Victoria Grant • 23/9/2018 • Resenha • 499 Palavras (2 Páginas) • 1.564 Visualizações
RESENHA DO FILME “PARA SEMPRE ALICE”
1) Identifique as informações do roteiro de avaliação neuropsicológica no caso relatado no filme “Para Sempre Alice” (Still Alice, 2014).
Sintomas:
Aos 50 anos, Alice começa a manifestar sintomas de Alzheimer de maneira precoce. Começa esquecendo o nome de um conceito importante durante uma palestra sobre seus próprios estudos, fica desorientada e se perde dentro do campus onde sempre está. Começa a ter insônia. A progressão de seus sintomas é rápida e agressiva. Começa a apresentar dificuldade laboral, e os esquecimentos vão aumentando de frequência. Alice, era uma professora reconhecida, cheia de conhecimento e vontade de passar adiante esse conhecimento, então começa a apresentar um quadro de humor deprimido, sua motricidade começa a se comprometer durante a progressão da doença e sua aparência vai se tornando frágil de maneira crescente ao decorrer da trama.
Histórico clínico:
O início de seus sintomas aconteceram logo depois de seu aniversário de 50 anos. O primeiro esquecimento evidente foi durante uma palestra que ela estava dando. A progressão dos sintomas é agressiva.
Histórico familiar:
Alice possui um núcleo familiar relativamente grande: Um marido e três filhos. Sua relação com eles parece boa, com exceção a relação com a filha mais nova que aparenta ser mais conflituosa. O tipo de Alzheimer que Alice possui é genético e agressivo. A suspeita é de que seu pai possuía a doença, apesar de não haver uma certeza diagnóstica. Todos a apoiam no início, com calma e paciência e Alice tem dificuldades de aceitar a doença, pois existem chances de que seus filhos possuam genes da doença. Com a progressão dos sintomas, é a filha Lydia que cuida dela. Seu marido tem foco na carreira, e seus filhos em suas próprias famílias.
Procedimentos realizados:
Na primeira cena em um consultório, Alice está sendo testada por um médico. Ele faz testes de memória de todo tipo, percebendo onde se encontra o déficit. Há o pedido de uma ressonância e uma tomografia para confirmar sua hipótese. A partir disto e de suas falhas de memória, é diagnosticada como possuidora de Alzheimer. Alice começa a tomar remédios para tratar os efeitos da doença: ingere Donepezlla e Nemontina.
Hipóteses:
A progressão dos sintomas na idade de Alice, juntamente com a suspeita de seu histórico familiar, e os exames complementares todos sugerem o Alzheimer precoce, raro e agressivo.
2) Além da avaliação neuropsicológica, quais as possíveis atuações do neuropsicólogo? Cite e descreva pelo menos duas atuações que seriam possíveis no caso relatado.
Uma possível atuação do neuropsicólogo neste âmbito seria a realização de uma reabilitação neuropsicológica. Dar um tratamento especializado, único para Alice, a fim de melhorar sua qualidade de vida, assim como da família. Pode envolver a elaboração de treinos cognitivos direcionados, psicoeduação, e a elaboração de estratégias. Alice, por ser extremamente inteligente e eficaz, sente muito suas perdas. A reabilitação poderia contribuir para que as perdas fossem compreendidas,
...