Por que falar de depressão?
Por: alinealice.m • 13/5/2019 • Artigo • 500 Palavras (2 Páginas) • 107 Visualizações
Por que falar de depressão?
Várias razões: 1° é uma doença comum, na verdade é uma doença mais frequente entre os idosos. 2° traz grande sofrimento para os idosos. 3° depressão nos idosos não está sendo diagnosticada corretamente, por muitas vezes os sintomas depressivos são atribuídos ao processo normal de envelhecimento, sendo assim, é uma doença pouca tratada.
- A depressão é uma doença e não uma conseqüência natural normal do envelhecer.
Importante destacar a diferença entre tristeza e depressão:
Tristeza é algo natural, por exemplo, fez algo que não deu certo, perdeu alguém querido. Com o passar do tempo essa tristeza aos poucos vai passando, aliviando e nos adaptamos com essa realidade, enfim ela some. A tristeza da depressão ela é crônica que nunca passa, vai agravando cada vez mais, é caracterizada por “baixas”, baixa concentração, baixo libido, problemas com sono (pouco sono e muito sono) aquele sono que principalmente não descansa, falta de animo. Fisiologicamente, a depressão é um desequilíbrio no cérebro. Mas, ao contrário de outras doenças, ela não pode ser curada apenas com medicamentos, já que ela é uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Ou seja, sua qualidade de vida, seus relacionamentos e sua maneira de enfrentar o mundo, podem ser os gatilhos para a depressão aparecer.
Depressão é o mal do século, é preciso trabalhar essa tristeza prolongada sem preconceitos, sem vergonha e podemos fazer isso através de atividades terapêuticas, tais como a psicoterapia, terapia ocupacional e atividades físicas.
Diferenciar a depressão e demência:
Depressão: Nem sempre a perda cognitiva. A pessoa pode se queixar de falhas de memórias, mas não é comprovado em exames. Na demência existe a perda cognitiva comprovada por exames e pode estar acompanhada de sintomas de depressão.
Fatores que aumentam as chances do idoso de desenvolver depressão:
- Isolamento social;
- Pouco suporte familiar;
- Viuvez;
- Dor crônica
- Insônia
- Comprometimento cognitivo
- Dificuldade de locomoção
- Perda da independência
- Existência de múltiplas doenças
Como perceber que o idoso está com depressão. (como percebemos que estamos com depressão)
- Sentimento de tristeza excessiva (todos os dias está triste);
- Chorar com freqüência;
- Ficar desencorajado;
- Evita o convívio familiar/social;
- Desinteresse pelas atividades do dia dia
- Podem surgir sentimento e/o ideia de culpa excessiva
- Sentir como peso para os familiares
- Falta de apetite
Precisamos considerar que existem alguns fatores psicológicos que auxiliam no fortalecimento do nosso sistema imunológico como a: auto-estima, o estabelecimento de vínculos sociais saudáveis que propiciem a troca de afeto e atenção, além do apoio emocional da família . Estudos comprovados demonstram que a saúde de modo geral fica comprometida quando nos isolamos e escolhemos a solidão como nosso maior companheiro. Algumas doenças como a hipertensão, fibromialgia, psoríase e falta de vitamina D são comuns na terceira idade e possuem relação com o nosso estado emocional, ou seja, a forma como muitos idosos lidam com a velhice causa um impacto em sua saúde tanto emocional como física.
...