Princípios Fundamentais do Código de Ética do Psicólogo
Por: thainalopz • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 318 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
Princípios Fundamentais do Código de Ética do Psicólogo
Primeiramente quero dizer que achei muito importante cada detalhe dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo; pois englobam todas as normas necessárias para que a ciência a atuação da psicologia para que possa ser transparecido à sociedade um trabalho bem visto, responsável e dentro da ética profissional de forma humanizada, para que porra ser reconhecido o real valor e importância da profissão. Além de cooperar com o sucesso da execução da profissão em quaisquer área da psicologia e em compromisso com os paciente, grupos sociais, entre outros.
Os Princípios Fundamentais são sete, mas como foi requerido neste trabalho, citarei dois, os quais chamaram minha atenção e que julguei importantes:
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Este princípio fundamental é importante pois deixa bem claro o dever do psicólogo em ajudar as pessoas que estão ali em busca de sua atuação, sejam pacientes em clínica, instituições entre outros grupos sociais em que o psicólogo intervêm. E o que eu julgo de suma importância a questão de esclarecer que seja proibido qualquer tipo de discriminação, pois faltaria humanização da parte do profissional, incluindo também a exploração, violência, crueldade e opressão, o profissional deve respeitar o paciente acima de tudo para que seja feito a intervenção da vida do paciente de forma saudável e com êxito.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
O psicólogo deve sempre considerar esses fatores (política, econômica, social e cultural) em seus atendimento e serviços sociais, penso que seja necessária um compreensão e conhecimento daquele para o qual estaremos atendendo a saúde da mente, tendo então uma base de respeito ao outro e cooperando para que o atendimento seja eficaz.
...