Projeto Motivação Escolar
Por: Anderson Cunha • 20/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.342 Palavras (6 Páginas) • 2.958 Visualizações
Projeto Motivação Escolar
Introdução
Este projeto busca salientar a importância da motivação nos processos de aprendizagem e no sucesso dos alunos em contexto escolar.
O envolvimento dos alunos nas disciplinas curriculares parece variar em função de diversos fatores, individuais e de contexto, ligados à motivação.
Pretendemos apontar algumas orientações para a prática educativa. Esta motivação é atualmente uma das mais usadas pelos professores e outros responsáveis pela educação, em particular a educação formal, para justificar que o insucesso quer o sucesso dos alunos, em particular no ensino e na aprendizagem da ciência escolar.
Objetivo Geral
O objetivo deste projeto escolar, é mostrarmos que alunos motivados possam ter melhoras gerais, seja escolar e até mesmo em sua vida social.
Mostrar que a motivação pode fazer as crianças crescerem e se interessarem muito mais por assuntos que hoje estão em segundos planos para elas.
Ajudar a fazer com que acreditem mais em si mesmo, superando obstáculos e demais dificuldades impostas. Mostrar que podemos realizar sonhos e conseguir tudo o que almejamos com determinação e força de vontade.
Objetivo Específico
Acreditar sempre em você
Ter sonhos e realiza-los
Não desistir nunca de lutar
Aprender com os erros
Realizar atividades que fazem você feliz
Pensamento positivo
Estabelecer metas
Reclamações só bloqueiam sua motivação
Comemorar suas conquistas
Saber identificar suas dificuldades emocionais.
Descobrir maneiras maximizar e potencializar os trabalhos em grupo
Ensinar os alunos a se auto motivar
Ensinar limites e valores.
Possibilitar que a criança se sinta à vontade para expor seus sentimentos, angustias e medos
Mostrar que podem alcançar suas realizações com esforço.
Aprenderem a se importarem e acreditarem em si mesmo.
Justificativa
O princípio do projeto de motivação escolar visa trabalhar com o emocional dos adolecentes. Mostrar que podem alcançar suas realizações com esforço. Aprenderem a se importarem e acreditarem em si mesmo.
Alunos em sala de aula ainda veem o professor como o mentor, embora o respeito e consideração tenham diminuído com o tempo, a inversão de valores, devido a um mundo que preza muito a aparência e status.
Realização de trabalhos em equipe, fazendo uma dinâmica que mostra um trabalho coletivo pode ser muito mais recompensador do que aparenta, assim mostrando e ensinando que a motivação está ligada em tudo na nossa vida, seja em estudos para a formação de uma profissão como em nossas vidas do dia a dia.
"Motivar alunos é despertar em seu interior o desejo pelo conhecimento, um aluno motivado aprende e ensina." Luis Alves
Metodologia
Serão realizadas reuniões com os pais, juntamente com palestras motivacionais, eventualmente feitas por profissionais. Atividades de trabalho em grupos, juntamente com os professores, pais e alunos. Enfatizar com exercícios que a motivação é uma poderosa aliada, tornando possível sonhos de um futuro melhor para as próximas gerações.
O projeto será realizado 1 vez na semana com a reunião de pais, alunos e professores, através de palestras, atividades e folders, tendo como coordenadores, um psicólogo ou uma psicopedagoga.
Realizado uma vez ao mês e no final de cada trimestre realizar uma avaliação das melhoras de cada aluno, trabalhando seus pontos fortes e fracos. Analisar as dificuldades de cada um, fazendo os ajustes necessários e potencializar suas qualidades.
Instituição e sua história
Dados de identificação:
Escola municipal de ensino fundamental Viriato Correa
Rua Almirante Barroso 433, centro, Rio grande RS.
Diretor: Gladis Lemos
Possui ao total de 50 funcionários e 479 alunos.
São 40 professores, 3 merendeiras, 1 porteiro, 1 zelador e 5 faxineiras.
Instalações da Instituição
A instituição possui 10 salas de aula, 1 praça, 1 quadra de esportes, 7 banheiros, 1 refeitório, 1 cozinha, 1 secretaria, 1 sala de vídeos, 1 sala de informática, 1 sala de recursos e 1 biblioteca.
Histórico do local
A E.M.E.F. Viriato Correa situa-se à rua almirante Barroso. Fundada em 1960 pelo então prefeito Frederico Ernesto Buchholz, assim denominou-se para homenagear o grande escritor e professor símbolo imortal da literatura infantil, cuja obra foi toda dedicada à educação, e membro da Academia Brasileira de letras.
A escola tem na sua direção a professora Gladis Lopes de Lemos, atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Ensino de Jovens e Adultos.)
Em 2005 foi implantado o Projeto Escuna, através de uma parceria coma FURG e Prefeito Municipal, cujo objetivo principal é a implantação da metodologia dos projetos de aprendizagem, tendo a tecnologia como potencializadora deste processo.
A escola é uma instituição onde o processo de aprendizagem deverá ser construído pelo próprio aluno e estimulado pelo professor, incentivando assim o desejo de continuar a aprender pelo resto da vida e saber usar aprendizado no seu cotidiano.
Diagnóstico da Instituição
Funcionários a bastante tempo em seus cargos, dedicação e cuidados foram observados e constamos que o esforço de fazer sempre o melhor é nítido.
A relação entre professores e familiares existem, porém é pouca, responsáveis pelos alunos são chamados, não existe um acompanhamento, uma interação continua, devido a falta de tempo disponível dos pais, devido a trabalho e outros afazeres.
A metodologia de ensino possui provas e exames, embora tenham alunos na terceira séria e não são alfabetizados, dificultando muito o trabalho social e dos próprios professores. Este problema é devido a uma desorganização de um governo que não se preocupa com a educação das crianças.
...