Projeto de Orientação Profissional
Por: maireli • 2/9/2018 • Projeto de pesquisa • 1.681 Palavras (7 Páginas) • 593 Visualizações
INTRODUÇÃO
O projeto de orientação profissional e de carreira são ações pontuais ou estruturadas de curta duração que acontecem de forma sistematizada, trabalhando questões de ordem comportamental e técnica, além de proporcionar ao trabalhador um espaço de informação e reflexão acerca das demandas do mundo do trabalho.
A pratica profissional pode ser considerado como uma das atividades de maior importância na vida de um indivíduo adulto, sendo que é na adolescência, fase na qual se intensificam as dúvidas a respeito do futuro, que os interesses profissionais começam a evidenciar-se, tendendo a se resolver até o início da vida adulta (Leito & Miguel, 2004).
Quando se chegam à fase da adolescência todos nós se deparamos com a escolha de uma profissão, qual caminho seguir, pois não estão apenas em jogo seus interesses e aptidões, mas também a maneira como se vê o mundo, as informações que possuímos sobre as profissões, as influências do meio social, e principalmente da família.
A importância do esclarecimento sobre a vida profissional, para os adolescente é indispensável. De acordo com C. S. Silva, Ourique, Oliveira, Reis e Lassance (2008, p. 78) a participação em programas de Orientação Profissional gera maior comprometimento com a vida acadêmica e uma maior articulação entre estudo e trabalho.
Segundo Ribeiro (2011, p. 52-53) A Orientação Profissional é um processo de ajuda de caráter mediador e cooperativo entre um profissional preparado teórica e tecnicamente com as competências básicas exigidas e desenvolvidas para um orientador profissional e um sujeito ou grupo de sujeitos, que necessite auxílio quanto à elaboração e consecução do seu projeto de vida profissional/ocupacional com todos os aspectos envolvidos do seu comportamento vocacional (conhecimento de seu processo de escolha, autoconhecimento, conhecimento do mundo do trabalho e dos modelos de elaboração de projetos).
Pois é na fase da adolescência que diante de tantas implicações da escolha profissional, vem o surgimento de conflitos, ansiedade, além da elaboração de lutos, pois “escolher é algo que implica em renunciar a certas coisas” (Filomeno, 1997, p. 33).
Ainda segundo Filomeno (1997, p.35) quando se trata da escolha profissional, o adolescente deve optar não só por um curso ou por uma atividade de trabalho, mas também por um estilo de vida, uma rotina, o ambiente do qual fará parte. Enfim, decide não só o que quer fazer, mas também o que quer ser.
Através do processo de OV, os indivíduos se conhecem melhor como sujeitos reais, percebendo suas identificações, características e singularidades, ampliando e transformando sua consciência e adquirindo, assim, melhores condições de organizar seus projetos de vida e, especificamente no momento, fazer sua escolha profissional, minimizando as fantasias.
JUSTIFICATIVA
O projeto de Orientação Profissional e Carreira faz par , faz parte da grade curricular do curso de Psicologia da Celer Faculdades, é requisito básico pra obtenção do certificado de graduação em Psicologia. Este projeto de Orientação Vocacional e de Carreira se justifica pelas muitas transformações ocorreram no mundo do trabalho com o fenômeno da globalização. A Orientação Profissional, como um continente para acolher as dúvidas e ansiedades do indivíduo que realiza uma escolha profissional, é cada vez mais necessária.
OBJETIVO GERAL
Realizar um processo de orientação profissional de um adolescente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer as necessidades do individuo, com relação as sua realidade.
• Promover o conhecimento sobre as profissões, e esclarecer as dúvidas sobre o mercado de trabalho.
• Analisar qual o perfil profissional que o adolescente possui interesse e características que possam ajuda-lo a desenvolver estas atividades;
• Apresentar os resultados para o adolescente permitindo maior autoconhecimento
Planejamento
Sessão 1
Na primeira sessão será realizado a anamnese com uma estudante do ensino médio, para conhecer suas necessidades em relação as sua realidade.
Sessão 2
Após conhecer as necessidade da estudante deve-se então promover matérias para o conhecimento sobre as profissões que tem interesse, e esclarecer as dúvidas sobre o mercado de trabalho. E ainda aplicar teste que possam identificar as áreas que a estudante se destaca.
Sessão 3
Apresentação dos resultados para a adolescente, permitindo maior autoconhecimento para que assim possa escolher com mais tranquilidade.
RESULTADOS
O teste IFP – II foi aplicado em um sujeito masculino de 23 anos, estudante do primeiro período de Psicologia, que esta com duvidas em relação ao curso que esta cursando e a sua profissão atual, pois acredita que esta não vá ajuda-lo num crescimento profissional no sue trabalho.
O Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-II) tem por objetivo traçar o perfil de personalidade do indivíduo, com base em 13 necessidades ou motivos psicológicos: Assistência, Intracepção, Afago, Autonomia, Deferência, Afiliação, Dominância, Desempenho, Exibição, Agressão, Ordem, Persistência e Mudança. Avalia também os Fatores de segunda ordem: Necessidades afetivas; Necessidades de organização; e Necessidade de controle e oposição. Faixa etária do público final: pessoas de ambos os sexos, com idade entre 14 e 86 anos. Após apresenta os resultados do teste.
Fatores de Primeira Ordem;
Interpretação Assistência: Apresenta percentil extremamente baixo, sugerindo significativo rebaixamento ou ausência de sentimentos de piedade, bem como expressões de compaixão, ternura e simpatia. Falta ou escassez de vontade de dar apoio ou suporte emocional a quem necessita.
Intracepção: Apresenta uso da fantasia e imaginação na busca da felicidade dentro de parâmetros médios na conceituação dos fatos de sua vida interior.
Afago: Apresenta percentil médio. Parece buscar apoio e proteção dentro de parâmetros usuais. Não destacase pelas necessidades de que seus desejos sejam satisfeitos por pessoa querida ou amiga.
Deferência: Apresenta percentil médio,
...