Projeto de Orientação Vocacional
Por: Laila Coutinho • 22/8/2021 • Trabalho acadêmico • 931 Palavras (4 Páginas) • 160 Visualizações
Universidade Feevale
Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso de Psicologia
Disciplina: Orientação profissional e Desenvolvimento de carreira
Projeto de orientação vocacional/profissional
Aluna: Laila Naiara Coutinho
Novo Hamburgo, Dezembro de 2016.
Com base em um grande número de jovens que, ao terminar o ensino médio com várias dúvidas no que se refere a escolha de uma profissão, assim como a falta de informações que muitas vezes os levam a uma má escolha, o presente trabalho refere-se a um projeto de orientação vocacional/profissional para egressos do ensino médio. Esta questão deve ser trabalhada a fim de
proporcionar a eles a possibilidade de conhecer as profissões e assim poder fazer a melhor escolha.
Os jovens concluintes do ensino médio além de suas dificuldades individuais para efetuar uma escolha profissional, ainda enfrentam influências da família, dos amigos, financeira, etc. Fatores estes que podem interferir positivamente ou negativamente no processo de escolha. Segundo Lemos e Ferreira (2004), na tentativa de escolher uma profissão, o jovem procura informação e a obtém rapidamente, porém, não sabe o que fazer com ela; ao se deparar com essa situação e sentir um certo desconforto com isso, zappeia rapidamente para outra informação, descartando, mesmo que temporariamente, a primeira opção. E assim vai, até que se percebe bombardeado de informações e perdido.
O objetivo é preparar alunos para fazer uma escolha profissional, e subsidiá-los com referenciais teóricos e ferramentas metodológicas que lhes permitam interpretar as realidades do mundo do trabalho e, assim efetuar uma escolha com maior segurança. Discutir os processos da escolha profissional bem como os principais fatores que podem influenciar nesta escolha, levar os alunos a refletir sobre essas questões, fazer com que busquem informações sobre as profissões que pretendem seguir, mostrar a eles as diversidades profissionais; as condições de trabalho das profissões escolhidas. O trabalho será realizado com um pequeno grupo de estudantes de um cursinho pré-vestibular, a fim de subsidiá-los no processo da escolha profissional.
Metodologia:
Será constituído grupo de 10 pessoas, realizando encontros semanais com a duração de uma hora e trinta minutos em cada encontro, assim compondo seis encontros em grupo e um encontro individual para entrevista devolutiva.
Os grupos funcionam proximamente aos princípios e aos moldes do grupo operativo proposto por Pichon-Rivière. As técnicas utilizadas consistem em instrumentos individuais com exercícios de autoconhecimento e de reflexão sobre os fatores implicados na escolha, no uso de dinâmicas de grupo, especialmente voltadas para esta problemática e as suas diferentes
implicações, e na realização de dramatizações e discussões.
Descrição das atividades:
No primeiro encontro trabalharemos a apresentação do grupo solicitando que cada um diga seu nome, idade, escolaridade, o que gosta e o que não gosta. O objetivo é a integração, promover condições para a formação do grupo, bem como coletar informações sobre o processo de autoconhecimento apresentadas pelo mesmo. Após isso, será proposta a seguinte atividade:
Influências na escolha:
Técnica: Desenho livre.
Em círculo, inicia-se um desenho ou alguma forma aleatória em um papel e passa-se sucessivamente aos outros, os quais deixam uma marca na composição original, de modo a contribuir com a elaboração final. Essa atividade visa a identificação de influências na sua vida atual e possibilita uma reflexão acerca das percepções, influências e circunstâncias que podem interferir nas metas que se tem, assim como estas podem intervir no processo de escolha profissional.
Segundo encontro:
Atividade sobre a família e suas ideias:
Encontro com os pais, com o objetivo de dialogar com os mesmos, mostrando-lhes a importância do apoio aos filhos nesse momento de expectativas pré-vestibular.
Terceiro encontro: No
...