TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de intervenção PSI escolar

Por:   •  7/4/2024  •  Projeto de pesquisa  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

ESTRUTURA DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

SITUAÇÃO: Durante atividades envolvendo a classe, foi presenciado uma discussão envolvendo dois alunos, João (nome fictício), e Maria (nome fictício). Onde João não queria brincar e já havia informado para a sua colega que por sua vez não respeitou a sua decisão e nem o seu espaço. Sendo assim, Maria continuou insistindo para que João brincasse com ela gerando uma situação de desconforto.

Nessa oportunidade, a professora ali presente de imediato chamou ambos para conversar tentando entender a situação ali presente. Dada a recorrência de situações semelhantes, foi apresentado para a direção tal caso, percebendo-se então a necessidade de uma intervenção grupal.

OBJETIVO GERAL: Criar oportunidades para que as crianças entre em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida e diferentes atitudes, ampliando o modo de perceber a si mesmo e ao seu próximo, respeitando os out ros e reconhecendo as diferenças que se constituem o ser humano.

PRIMEIRO ENCONTRO

  • Objetivo Específico: Perceber que todas as nossas ações tem efeito naqueles que estão ao nosso redor;
  • Perceber que cada pessoa tem características diferentes, respeitando essas diferenças.
  • Metodologia:

Iniciaremos o encontro com a pergunta: Quem é você? Eles poderão responder em voz alta enquanto a mediadora (psicóloga) escreve as respostas no quadro.

Em seguida, eles terão que escolher um colega e responder quem é aquele colega em questão, citando algumas características.

Mostrando que cada pessoa deve ser sim tratada com igualdade, é importante destacar algumas individualidades, que inclusive são traços que diferenciam e fazem um indivíduo ser especial.

  • Recursos: Quadro escolar e giz/canetão

SEGUNDO ENCONTRO

  • Objetivo Específico: Possibilitar uma reflexão crítica e contextualizada sobre o ato de entender e respeitar as decisões e o espaço do outro.
  • Metodologia:

Iniciaremos o encontro com uma dinâmica lúdica na qual acontecera da seguinte forma:

Será separado a classe em duplas, pedindo para que amarrem um cordão no tornozelo de ambos. Em seguida será traçado uma linha uns 10 metros de distância dos participantes.  Ao sinal do mediador (Psicólogo) todos devem dirigir-se à linha de “chegada”. A dupla que chegar primeiro será a vencedora. 

Questionando-os agora em relação aos sentimentos vivenciados durante a corrida, o mediador (psicólogo pedira para que eles possam descrever os maiores obstáculos, se ouve planejamento, dialogo e além de tudo a aceitação e a compreensão da escolha do seu parceiro.

Em seguida, serão instigados a compartilhar se eles se sentiram bem quando um queria fazer de uma forma e o outro não concordou com essa escolha.

Para finalizar... Como você se sente ao não ser escutado?

  • Recursos: Cordão/Barbante e fita

TERCEIRO ENCONTRO

  • Objetivo Específico: Comunicar-se com os colegas e os adultos, gerando uma maior compreensão entre o querer deles e do seu próximo.
  • Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade durante a interação com as colegas e adultos.
  • Metodologia:

Enviaremos um material para a casa dos alunos para que em família seja confeccionados um animal que mais os agradem (com a cor e formato da sua preferência), depois de confeccionamos, em sala de aula a mentora(psicóloga) os colocara em roda com os seus animais confeccionados com os seus familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (456.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com