Psicologia
Trabalho Universitário: Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 202020 • 26/9/2013 • 295 Palavras (2 Páginas) • 10.052 Visualizações
1) A partir do capítulo estudado e do texto complementar apresentado, discutam:
* Como a análise comportamental vê o homem, a pessoa?
Mediante ao pensamento behaviorista entende-se que pela observação e experimentação sistemática e cuidadosa é possível desenvolver um conjunto de princípios que podem explicar o comportamento humano. É dada uma importância maior aos fatores ambientais e hereditariedade é religada a segundo plano. O homem possa a ser visto como produto do ambiente.
*Pela proposta da análise comportamental, o que é preciso fazer para se conhecer e para conhecer os outros?
Interações entre os indivíduos e o ambiente, entre as ações do individuo ( suas respostas) e o ambiental (as estimulações).
*Como se dá a questão do controle e do contracontrole dos comportamentos?
Controle é feito pelos órgãos, ou instituições organizadas, tais como o governo, religiões, sistemas econômicos em grau menor, educadores e psicoterapeutas, exercem um controle poderoso e muitas vezes molesto.
Contracontrole: os que são assim controlados passam a agir. Escapam ao controlador- pondo-se fora de seu alcance, se for uma pessoa; desertando de um governo; apostasiados de uma religião; demitindo-se ou mandriando- ou então atacam a fim de enfraquecer ou destruir o poder controlador, como numa revolução, numa reforma, numa greve ou num protesto estudantil.
2) Escolham uma situação social cotidiana e , a partir da perspectiva do Behaviorismo, procurem entender o que está acontecendo com o comportamento das pessoas, esforçando-se em conhecer as contingências ambientais que as levam a se comportarem dessa maneira.
Hoje em dia as pessoas andam bastante estressadas, segundo aos sites da internet o Brasil está em segundo lugar no ranking perdendo apenas para o Japão, esse stress envolve principalmente o ambiente de trabalho. As principais causas são as jornadas longas de trabalho, competição no mercado, a sobrecarga de tarefas e para quem não é funcionário público o
...