Psicologia
Artigo: Psicologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayyy1 • 8/3/2014 • 457 Palavras (2 Páginas) • 453 Visualizações
Estruturalismo
Momento histórico: A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliares as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.
Principais representantes: Edward Titchener.
Principais idéias: Analisar os processos psíquicos conscientes. Os estruturalistas buscam maior compreensão da organização com uma tentativa de classificação a partir de critérios próprios de cada pensamento.
Contribuições: Possibilitou a psicologia a tornar-se uma ciência.
Funcionalismo
Momento histórico: Já no decorrer de 1930, os estudiosos faziam comparações entre a inteligência humana e animal, que se originou a psicologia comparativa. A sociedade norte-americana, embasada no pragmatismo decorrente dos efeitos da revolução industrial, da produção em massa e do capitalismo, exigia de seus cientistas uma visão pragmática.
Principais representantes: William James
Principais idéias: O teórico James ressaltava a importância do pragmatismo. Para isso ele apontava a necessidade da compreensão da consciência e seu funcionamento.
Contribuições: Com base em suas idéias, James fundou revistas científicas norte-americanas e associações, como a Associação Americana de Psicologia, e estimulou a vinda da psicanálise para a America por meio de seus representantes.
Associacionismo
Momento histórico: A escola associacionismo teve se inicio na Inglaterra com os empiristas britânicos. A associação de idéias era vista como uma força que controlava os eventos mentais. A aprendizagem se dava por associação de idéias das mais simples a mais complexas. Thorndike substituiu a consciência pelo acaso ou conjunto casual da resposta abriu espaço para o surgimento do Behaviorismo.
Principais representantes: Edward L. Thorndike
Principais idéias: Para os associacionistas a aprendizagem ocorria pela associação de idéias Thorndike interpretava a aprendizagem em termos de estímulos.
Contribuições: A grande critica á Escola Nova é que esta se constitui em função da educação moderna, preparando a mentalidade, a ideologia e as condutas das crianças para reproduzirem a sociedade, e não para transformá-la.
Behaviorismo
Momento histórico: O fundador do behaviorismo foi o psicólogo John B. Watson, em 1913, lançou um artigo com o titulo “A psicologia como o behaviorista vê”, que mostrava sua própria idéia sobre a psicologia.
Principais representantes: John B. Watson
Principais idéias: estudar o comportamento por si mesmo; opor-se ao mentalismo; aderir ao evolucionismo biológico; adotar o determinismo materialístico usar procedimentos objetivos na coleta de dados, rejeitando
...