Psicologia
Artigo: Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PRISCILARUIVO • 20/3/2015 • 220 Palavras (1 Páginas) • 255 Visualizações
A teoria mais utilizada em escolas de educação especial é a analise comportamental aplicada. Com uma estrutura diferenciada de uma escola regular e equipe multidisciplinar (fonoaudiólogo, fisioterapeuta ou educador físico e terapeuta ocupacional, psicóloga e professores) treinada e capacitada para seus atendimentos individuais (1:1) ou em grupo (1:2,1:3,1:4), as escolas especiais ensinam desde habilidades básicas para que a criança possa ser inserida em uma escola regular, quanto um ensino completo.
Crianças com necessidades especiais, principalmente autistas apresentam a ausência ou dificuldade para emitir alguns comportamentos como fala, contato visual, foco, realização de atividades pedagógicas ou até mesmo a execução de AVD`s , outros por sua vez são realizados em excesso como estereotipias, ecolalia, entre outros.
Através do método ABA são ensinadas novas habilidades a criança desde a mais simples até as mais complexas, no início o profissional deve sempre
ajudar a criança quando necessário, e diminuindo gradativamente a sua ajuda, até que a criança possa realizar habilidades complexas sem o apoio do profissional, junto com o reforçamento positivo onde apenas respostas corretas (quando a criança realiza o que foi proposto) devem ser reforçadas, até que a criança realize sua habilites sem erros.
É necessário registar semanalmente através de anotações, fotos e vídeos todos os comportamentos realizados pela criança, para que assim possamos perceber os seus erros e modificar o ambiente para que possamos corrigi-los.
...