Psicologia
Ensaios: Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claycorrea • 24/3/2015 • 3.463 Palavras (14 Páginas) • 311 Visualizações
FACULDADE ESTACIO DE SA
RESUMO DO CAPÍTULO: A CIENCIA DA PSICOLOGIA
ALUNOS: ANDRESSON CLAY DINIZ CORREA
FABIANO JUVINO DOS SANTOS
REGINA CÉLIA TENÓRIO DOS SANTOS
TARCISIO PEREIRA DE LIMA JUNIOR
BELÉM - PA
2011
1. INTRODUÇÂO
Este livro, de Charles G. Moris e Albert A. Maisto, trata de um estudo sobre introdução à psicologia. Segundo os autores a psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. O capítulo “ A ciência da psicologia” retrata que os psicólogos podem estudar tanto os comportamentos ditos “anormais” como todos aqueles que estão presentes nas ações humanas em geral, sendo também objeto de estudo dos psicólogos os comportamentos animais. No final do século XX a Psicologia cresceu de forma surpreendente tanto em termos de novas tecnologias de pesquisa, campos de investigação como novas abordagens para estudo dos comportamentos e processos mentais.
2. AS ÁREAS DA PSICOLOGIA
O campo da Psicologia é muito vasto. Podemos registrar várias áreas de estudo dentro da psicologia, entre elas destacamos:
• Psicologia do Desenvolvimento: preocupa-se com os processos de crescimento, desenvolvimento e mudanças ao longo da vida, desde o período pré-natal e infância, passando pela adolescência, idade adulta, terceira idade e morte.
• Psicologia Fisiológica: volta sua atenção para os sistemas neurais e químicos do corpo, enfim a natureza biológica do comportamento, pensamentos e emoções humanas.
• Psicologia Experimental: investiga os processos psicológicos básicos, tais como aprendizagem, memória, sensação, percepção, cognição, motivação e emoção.
• Psicologia da Personalidade: volta sua atenção para a diferença entre as pessoas com relação a traços tais como ansiedade, agressividade, auto-estima, sociabilidade, motivação, buscando determinar as causas dessas diferenças.
• Psicologia Clínica e Aconselhamento Psicológico: é o campo onde se desenvolvem as atividades de diagnóstico e tratamento quer sejam de problemas comuns de adaptação que quaisquer um de nós enfrenta ao longo da vida, quer seja de distúrbios psicológicos de natureza mais grave.
• Psicologia Social: busca descobrir de que modo as pessoas influenciam-se mutuamente em termos de pensamentos ações e sentimentos, como as atitudes são formadas e modificadas, o preconceito, a vergonha, a humilhação social, se o nosso comportamento é o mesmo independente de estarmos sozinhos ou em grupos.
• Psicologia Industrial e Organizacional: estuda as questões relativas aos ambientes de trabalho e outros tipos de organização. Como selecionar funcionários, como melhorar a produtividade e as condições de trabalho.
3. QUESTÕES PERMANENTES
Diante da diversidade de campos de aplicação. Todos os psicólogos partilham um interesse comum em cinco questões permanentes, que perpassam suas áreas de especialização e desvendam a essência do que significa ser humano. São elas:
1) Pessoa-situação: o comportamento é mais influenciado pelos processos internos às pessoas: emoções, motivações valores, personalidade, genes, etc, ou é causado por fatores externos – incentivos, tipo de ambiente, presenças de outros – a essas mesmas pessoas?
2) Natureza-criação: a pessoa que sou é decorrência de tendências inatas – algo que é herdado, genético - ou um reflexo de minhas experiências e da maneira como sou educado?
3) Estabilidade-mudança: o que sou na infância é o que sou na vida adulta? As nossas características pessoais são fixas ou mudam de maneira previsível – ou imprevisível – ao longo da vida?
4) Diversidade-universalidade: até que ponto somos: iguais a qualquer outro, iguais a alguns, iguais a ninguém. A questão da diversidade humana é a principal preocupação dos psicólogos e possivelmente um dos focos de conflito com a ciência do Direito.
5) Mente-corpo: qual a relação entre nossas experiências internas e nossos processos biológicos. De que maneiras mente-corpo estão conectados.
4. A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA.
A Psicologia é uma ciência porque, como outras, se baseia no método científico quando busca respostas para suas perguntas. Isso significa que psicólogos coletam dados por meio da observação cuidadosa e sistemática; tentam explicar o que observam por meio do desenvolvimento de teorias, fazem novas previsões – hipóteses – com base nessas teorias e, então testam sistematicamente tais previsões por meio de observações e experimentos adicionais, a fim de determinar se estão corretos.
5. O CRESCIMENTO DA PSICOLOGIA.
Wilhelm Wundt: a origem da Psicologia.
A Psicologia nasceu em 1879, com a criação do primeiro laboratório de psicologia na Universidade de Leipzig, na Alemanha. Wundt deu importância central à atenção seletiva – processo por meio do qual determinamos em que vamos prestar atenção em um determinado momento. Para ele a atenção era ativamente controlada por intenções e motivações. Por outro lado a atenção controla outros processos psicológicos, como percepções, pensamentos e memórias. A maioria dos psicológos estuda problemas mentais e emocionais e trabalha como psicoterapeuta.
O conhecimento do senso comum pode se dizer que é o conjunto de idéias ou opiniões tão geralmente aceitas em época determinada a principio parecem aberrações individuais, ou seja, o senso comum não e baseado em conhecimento cientificamente comprovado. Ele é aprendido a luz das experiências e observações imediatas do mundo é uma forma de conhecimento que fica no nível das crenças ,já que é vivido de modo passivo segundo uma interpretação previamente estabelecida e adotada pelo grupo social.
A psicologia teve vários estudiosos com diferentes correntes de estudo, por exemplo: Wilhen Wundt centrou seu estudo na atenção seletiva “processo por meio do qual determinamos em que vamos prestar atenção
...