Psicologia Da Educação
Monografias: Psicologia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valeria.marx • 27/10/2013 • 2.978 Palavras (12 Páginas) • 258 Visualizações
ETAPA 1 – RELATÓRIO PARCIAL
A importância da filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que vive e as dificuldades da disciplina no currículo escolar.
A filosofia opera mecanismos independentes do pensamento e requer capacidades para raciocinar de um modo coerente, é uma ciência racional que se debruça sobre os ganhos e as perdas que influenciaram a vida humana. É a ciência que tenta compreender as suposições sobre as quais se assentam as crenças... Em suma, filosofar é um meio de utilizar a razão para constatar a eficácia dos princípios que regem os sistemas do pensamento.
A filosofia é a disciplina que se interessa da forma como um indivíduo deveria viver (a ética); a existência de certos tipos de elementos e suas essências (a metafísica); o que significa que o conhecimento (a epistemologia); e os princípios de raciocínio lógico (o logicismo). A palavra é de origem grega: φιλοσοφία (philosophía), composta de φίλος (phílos: amigo, ou apaixonado) e σοφία (sofía: sabedoria). Os estudos filosóficos debruçam-se sobre os princípios que governam a evolução sistemática e lógica da vida com o objetivo de criar um sistema ideológico geral a partir do qual é possível avaliar toda a experiência humana. Assim, podemos compreender o movimento do mundo.
As pesquisas em filosofia fundam-se sobre o pensamento racional, sobre o desejo de rejeitar toda posição subjetiva. Elas apoiam-se nos princípios partilhados e são abertas a crítica. O objetivo da filosofia é a estrutura das crenças. Assim, sua avaliação, sob o ponto de vista cultural, permite conservar o caráter honesto das crenças e de outras disciplinas dado que, suas afirmações limitam-se no que o raciocínio pode explicar de forma lógica.
A filosofia distingue-se nas abordagens empregues pelos filósofos para tratar certas questões filosóficas. Certos traços comuns destas abordagens compreendem:
• A dúvida – Processo de cepticismo sistemático (ou dúvida) quanto às crenças dos outros.
• Formulação de problemas – Formular dúvidas em relação aos problemas ou questões filosóficas, e explicar o problema de forma clara e cuidada.
• Oferecer uma solução – Oferecer uma solução ao problema seja pelo meio de uma análise filosófica ou de uma explicação filosófica.
• Argumentação – Fornecer um ou muitos argumentos para apoiar a solução.
• Dialética – Apresentar uma solução apoiada pelos argumentos que será criticada por outros filósofos.
• Fundamento: As abordagens filosóficas identificam os princípios em jogo no momento da resolução dos problemas e dos ganhos ligados à vida humana. As principais abordagens filosóficas são: os métodos descritivo, normativo, analítico, crítico, refletivo (fenomenologia) e especulativo.
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
A palavra educação vem do latim educare, que significa alimentar ou educar. Ela engloba por um lado, o ensino e aprendizagem de atitudes específicas, e por outro lado um elemento menos tangível, mas também importante, a transmissão dos conhecimentos, as atitudes positivas e o desenvolvimento da sabedoria. Um dos aspectos fundamentais da educação é a transmissão da cultura de geração em geração. A educação significa, no entanto a continuidade, o que facilita a realização do potencial e dos talentos latentes do indivíduo.
A filosofia de educação é a disciplina que utiliza unicamente os princípios e as abordagens dos sistemas filosóficos para compreender e resolver os ganhos na educação.
Acredita-se sempre que cada pessoa herda princípios de crescimento com vista a progredir e melhorar. Ora, estas realizações poderiam ser lentas e mesmo inadequadas se nada interviesse no desenvolvimento pessoal. A educação é então a disciplina que intervém na vida do homem para evitar o gasto do seu potencial. Ela serve a acelerar e a guiar os processos de crescimento naturais do homem quanto aos aspectos mentais, psicológicos e socioemotivos.
A filosofia de educação é ao mesmo tempo uma disciplina educativa e um ramo da filosofia. Seu conteúdo encontra raízes nas teorias e abordagens em educação enquanto que, seus princípios de operações, de linguagem e de metodologia encontram a raiz nos sistemas filosóficos.
O ensino de filosofia deve levar em consideração, a capacidade de compreensão por parte dos alunos, dos problemas, teorias e argumentos da filosofia, ou seja, saber filosofar. O estudante tem de ser estimulado e ajudado a pensar por si nos problemas e teoria filosóficos.
ETAPA 2 – RELATÓRIO PARCIAL
Como as novas perspectivas no século XXI para a educação não se compara a realidade de hoje.
As novas perspectivas para a educação estão distantes de acontecer devido o neoliberalismo, onde o capitalismo é o principal foco da questão. Diante disso logicamente tudo que giram em torno desse termo “capital” tudo tem um custo e a consequência é a desigualdade.
Nos dias de hoje, quem é bem sucedido tem dinheiro, quem tem dinheiro, tem poder, valor e assim por diante, as oportunidades são mais reais comparando aos que não o possuem.
No caso da educação lideres mundial regem o mundo limitando pessoas a informação e conhecimento, assim mantendo-se no poder.
No Brasil grupos governamentais busca uma harmonia com a sociedade, demonstrando o desejo de uma evolução na educação de maneira subliminar, as escolas técnicas é um exemplo. Onde o aluno se depara com uma educação de melhor qualidade que as escolas públicas convencionais, na ideia de formar o aluno em um ser crítico e desalienado, e com olhar ampliado, de espírito investigador. Alem disso as matérias se falam entre si, dando mais clareza e assimilando cada matéria para qualquer situação, e assim incentivando o aluno aos estudos, sem contar com o segmento técnico que o aluno terá uma base para determinada profissão. Porem não é de acesso a todos, deve-se passar por uma seleção devido ao numero inferior de vagas para essas unidades de ensino, entrando assim a questão econômica quem tem mais recursos financeiros para adquirir melhor estudo mais chance de receber melhor ensino. Mesmo com o aumento dessas unidades escolares no decorrer dos anos não podemos dizer ainda que esse projeto seja revolucionário. Pois o ensino público deve ser singular, vagas para todos, e de mesma qualidade.
Assim o país terá mais profissionais
...