TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Exames: Psicologia Da Educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  9.653 Palavras (39 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 39

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Bruna Elizandra Alves RA: 753659908

Elisete Pereira Faria- RA 6397236330

Jessica Maria dos Santos- RA 6377224517

Sandra Maria Almeida Borges – RA 7534600902

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, Professora Helenrose A. da S. Pedroso Coelho e sob orientação da tutora à distância Magali Aparecida Couto Vieira.

TAUBATÉ

2013

Quem foi Sigmund Freud, e suas contribuições para a Educação

Sigmund Freud médico austríaco e fundador da psicanálise, nasceu em 1856 em Freiberg – República Tcheca. Primeiro filho de oito do segundo casamento de seu pai. Seus pais eram judeus, comerciantes de lã e têxteis. Com a introdução do maquinismo e do desenvolvimento da industrialização, houve uma queda dos rendimentos e por motivos financeiros sua família se mudou para Viena, onde morou até 1938, com a vinda do nazismo, Freud sendo Judeu refugiou se na Inglaterra.

Era um excelente aluno, porém por ser Judeu só poderia escolher entre Medicina ou Direito, assim em 1881, graduou-se em medicina na Universidade de Viena, aos 25 anos. Trabalhou com as patologias da mente desde o começo de sua carreira e formulou uma das teorias mais importantes da Psicologia, chamada de Psicanálise e seus estudos contribuíram muito para aplicação na educação. Iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como tratamento para pacientes com histeria, observando e elaborando a hipótese que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Ele acreditava que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora.

Para Freud a psique se divide em três componentes estruturais, que denominou de:

• Id – demandas mais primitiva, lado obscuro que o ser humano não tem consciência;

• Ego – permanece entre o Id e Superego alternando nossas necessidades primitivas, crenças éticas e morais;

• Superego – contra age Id, representa pensamentos morais e éticos interiorizado

Freud descobriu as fases da sexualidade humana que se diferenciam pelos órgãos que sentira prazer e pelos objetos ou seres que dão prazer. Essas fases se desenvolvera entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos, ligadas ao desenvolvimento do Id:

A fase oral, quando o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos são objetos do prazer;

A fase anal, quando o desejo e o prazer se localizam primordialmente nas exercesse e as fezes, brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer;

A fase fálica, quando o desejo e o prazer se localizam primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nessa fase, para os meninos, a mãe é o objeto do desejo e do prazer; para as meninas, o pai.

A fase de latência é quando a criança está em processo de aquisição de habilidades, transferindo assim o impulso sexual para um segundo plano, devido à prática de outras atividades como a leitura, a escrita, atividades artísticas; enfim, é o período escolar, onde o impulso sexual é impedido de se manifestar devido aos papeis morais impostos pela educação.

A fase genital, quando o indivíduo domina todas as suas pulsões parciais pela genitalidade, seja com fins orgásticos, seja com fins de procriação.

Uma grande contribuição para a educação foi do estudo do funcionamento psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem, através dos processos de identificação e dos processos de transferência que ocorrem na relação professor- aluno. Pois o ser humano vive numa constante luta, de forças internas regidas pelo princípio do prazer (id) e as forças externas que impõem juízos de valor (superego) sobre esses desejos. A partir disso o educador tem como princípio ajudar o educando na busca do equilíbrio, na busca do seu eu, na construção do seu eu (ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de maneira eficaz, lembrando que a escola tem papel fundamental ao proporcionar o desenvolvimento de todas as suas dimensões, e em desenvolver o prazer de aprender.

É necessário que o professor saiba sintonizar-se emocionalmente com seus alunos, pois depende muito desse relacionamento, estabelecer um clima favorável à aprendizagem. Os estudos psicanalíticos revelam que o ser humano transfere situações vivenciadas anteriormente, bem como demonstra resistências a experiências uma vez reprimidas.

As teorias de Freud são aplicadas ainda hoje na educação, no entanto, se faz necessário revê-las para entender como se processa o desenvolvimento do aluno tanto emocional quanto mental. Pois infelizmente tratam-se os alunos como iguais, usando metodologias que ignoram as diferenças e não respeita a construção do pensamento e as etapas de cada educando.

Quem foi Jean Piaget, e suas contribuições para a Educação

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896. Se interessava desde cedo em filosofia, religião e ciência, formou-se em biologia na Universidade de Neuchâtel e, aos 23 anos, mudou-se para Zurique, onde começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental. Em 1924, publicou o primeiro de mais de 50 livros, “A Linguagem e o Pensamento na Criança”. Ocupou cargos importantes nas principais universidades suíças, além da diretoria do Instituto Jean Jacques Rousseau, ao lado de seu mestre, Édouard Claparède. Nesse período acompanhou a infância dos três filhos, que serviram como fontes do trabalho de observação que chamou de "ajustamento progressivo do saber". Até o fim da vida, recebeu títulos honorários de algumas das principais universidades européias e norteamericanas. Morreu em 1980 em Genebra, na Suíça.

Jean Piaget, é considerado um dos mais importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com