Psicologia Da Educação
Trabalho Universitário: Psicologia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelalirian • 27/5/2014 • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 256 Visualizações
Etapa 02
Sir Jean William Fritz Piaget ,(Neuchâtel, 9 de agosto de 1896-Genebra, 16 de Setembro de 1980).
Piaget considerado um dos grandes pesquisadores da educação que revolucionou a pedagogia com teorias psicológicas de aprendizagem derrubando por terra alguns dos métodos tradicionais de ensino.
Os ensinamentos deixados por Piaget se tornam importantes para o educador, em especial para o professor das séries iniciais, porque exemplificam os estágios de desenvolvimento da criança. Aos 10 anos publicou o seu primeiro artigo científico, sobre um pardal albino.Desde cedo interessado em filosofia, religião e ciências, formou-se em biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia da Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.
Em 1924, publicou o seu primeiro livro: A linguagem e o Pensamento na Criança. Antes do fim da década de 1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades da Suíça, além da diretoria do Instituto Jean-Jacques Rousseau, ao lado do seu mestre Édouard Claparède. Foi também nessa época que acompanhou a infância dos três filhos, uma das grandes fontes de trabalho de observação do que chamou de ajustamento progressivo do saber. Até o fim da vida, recebeu títulos honorários de algumas das principais universidades européias e norte-americanas.
Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget com ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo; foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.
As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na Pedagogia e, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condicões de absorver, por outro , mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe faça falta em termos cognitivos.
Para o cientista suíço, o conhecimento se dá pela própria descoberta que a criança faz. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista. Educar para ele, é provocar a atividade, isto é, estimular a procura do conhecimento.
Etapa 03.
Wallon foi um grande pesquisador da mente infantil ele teve fundamental importância para a evolução da educação que vivemos hoje.Desde sua juventude tudo que ele queria era a solidariedade entre os homens resolveu se dedicar as crianças quando atuou como médico nas instituições Psiquiatras ele tratava de crianças com problemas neurológicos e com distúrbio de comportamento, foi quando começou a perceber seu verdadeiro interesse pela psicologia da criança, ele queria saber como funcionava a mente infantil.
A psicologia tem grande importância no ato de educar ,pois o entendimento entre professor e aluno fazem com que os laços se estreitem possibilitando assim o educador a desenvolver um trabalho mais amplo mais voltado para o entendimento ,quando o professor conquista a confiança do aluno ele consegue perceber o comportamento e as atitudes do mesmo ,onde podemos perceber a teoria que Wallon defendia de que pra educar é preciso conhecer.
Tudo que ele almejava era uma sociedade mais justa para uma educação mais justa.Ele apostava sempre nos sentimentos para educar e preciso conhecer,para ele a criança é essencialmente emocional, e gradativamente vai se construindo um ser humano e o modo de como ela vem se comportando no decorrer de sua vida, ou seja em como se relaciona com os outros
...