Psicologia Da Educação
Casos: Psicologia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 7/6/2014 • 516 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO HOLÍSTICA
CONTEXTUALIZANDO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
COM AS MINAHAS AULAS
Atividade apresentada à FATEFFIR, através da Prof. Dr. Maurício Guedes, referente à vigésima terceira disciplina do curso de Mestrado em Educação, denominada Psicologia da Educação, no pólo de Barra do Garças, no mês de novembro de 2013.
MESTRANDA: LÍDIA DANIELLE DE A. A. PREDEBON
Barra do Garças, Mato Grosso,
Novembro de 2013.
CONTEXTUALIZANDO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
COM AS MINAHAS AULAS
Segundo BRANDÃO (2007) a educação não pode ser confundida com o simples desenvolvimento ou crescimento dos seres humanos, nem com a sua mera adaptação ao meio. Educar é permitir que o ser humano desenvolva e realize as suas competências físicas, morais, espirituais e intelectuais.
A Psicologia da Educação analisa todas as situações da educação, sob a ótica psicológica, assim como as relações existentes entre as situações educacionais e os distintos fatores que as determinam.
Nesse contexto, a Psicologia da Educação nos auxilia a compreender esse novo paradigma educacional, no qual percebemos as múltiplas inteligências e compreendemos que os nossos educandos são únicos em sua maneira de aprender. Aprendizagem esta que deve provocar uma transformação significativa no comportamento do estudante e que amplie o seu potencial, visto que, “uma aprendizagem mecânica, que não vai além da simples retenção, não tem significado nenhum” (JOSÉ & COELHO, apud acervo digital).
Como mediadora da disciplina de História, no 2º, 3º Ciclo e Ensino Médio procuro sempre de maneira informal utilizar a Psicologia da Educação em minhas aulas, durante a elaboração das aulas até a hora da avaliação da aprendizagem. De acordo com as Orientações Curriculares do Mato Grosso (2011), a área de Humanas e Sociais na qual a minha disciplina faz parte, precisa trabalhar a “Identidade” e a “Sociedade” do meu aluno e para tanto, eu busco contextualizar os fatos (já inseridos no livro didático) com a realidade da qual está inserida a minha clientela.
Nessa etapa da contextualização, vai entrar muito a Psicologia da Educação, principalmente, quanto as estratégias utilizadas, principalmente o lúdico e as atividades diferenciadas para os estudantes com necessidades especiais.
É relevante salientar que a unidade escolar não é um lugar apenas para mediação do conhecimento, visto que PIAGET ressalta que:
“ A educação deve visar ao pleno desenvolvimento da personalidade humana e ao fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais. Ela deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, assim como desenvolvimento das atividades das nações unidas em prol da manutenção da paz” (PIAGET, 1973, p. 27).
Podemos inferir juntamente com a Psicologia da Educação que a Educação não é uma instituição que se resume à preparação de profissional ou para formação de personalidade. Ela está condicionada a preparação da vida e ao relacionamento interpessoal.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 49 ed., 2007.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Unesco, 1973.
Acervo Digital:
http://www.claudia.psc.br/arquivos/Introdu%C3%A7%C3%A3o%20a%20Psicologia%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf
...