Psicologia Da Educação
Casos: Psicologia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iarasilva • 8/6/2014 • 293 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
1- Para a Análise do Comportamento, como o ensinar pode ser definido?
“Ensinar é o ato de facilitar a aprendizagem”. Aquele (ou aquilo) que ensina não seria quem transmite o conhecimento (como se fosse um sinal de rádio) ou quem fecunda a semente do conhecimento, mas sim quem fosse capaz de arranjar as contingências de reforço de forma a facilitar a aprendizagem. . Quando se diz que um professor “ensina bem” se esta querendo dizer que ele facilita a aquisição de uma resposta pelo indivíduo. Uma das consequências que se tira desse tipo de raciocínio é que a qualidade do ato de ensinar do professor, e do método utilizado por ele, vai depender intimamente do ato de aprender do aluno.
2- De acordo com Skinner, em quase tudo o que faz, a pessoa instruída difere de não-instruída, e três grandes metáforas foram concebidas para explicar o comportamento que as distingue. Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as questões falsas.
( F ) De acordo com a metáfora de crescimento ou desenvolvimento, o comportamento, algumas vezes, é atribuído à maturação.
( F ) Na metáfora de crescimento ou desenvolvimento, não se dá ênfase à topografia do comportamento – sua forma ou estrutura.
( V ) As variáveis ambientais, negligenciadas pela primeira metáfora, acham lugar na metáfora da aquisição, na qual o aluno adquire, do mundo que o cerca, conhecimento e habilidade.
( V ) O aluno não possui um dote genético que se desenvolve ou amadurece, e seu comportamento se torna cada vez mais complexo à medida que entra em contato com o mundo que o cerca.
3- Ao elaborar uma proposta para a Educação, Skinner centrou-se no que considerava ser o mais importante, e com o que a Análise do Comportamento poderia contribuir. Qual é este ponto?
(D) Método
...