Psicologia Da Educação
Exames: Psicologia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucelia1602 • 16/12/2014 • 404 Palavras (2 Páginas) • 374 Visualizações
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A psicologia da educação trata-se da disciplina que estuda o processo de mudança que ocorre no indivíduo nos processos educacionais (desenvolvimento, aprendizagem e socialização). Ela busca explicar por meio científico o processo de ensino-aprendizagem que ocorre no ambiente escolar. Barros & Barros (1996,p.7) diz que:
A Psicologia da educação “trata-se de uma disciplina psicológica e educativa de natureza teórica e aplicada, [cabendo ao psicólogo a tarefa de] observar (diagnóstico), interpretar (prognóstico) e intervir no ato educativo, aos mais diversos níveis da aprendizagem”. Assim, ao psicólogo que atua em contexto educativo, compete não apenas prevenir e remediar, mas principalmente promover o educando. Ao mesmo tempo deve investigar no sentido de adquirir uma maior compreensão e eficiência do processo ensino-aprendizagem.
Na formação do profissional da educação é de total importância o estudo dessa disciplina, uma vez que o professor é o mediador do conhecimento, e necessita intervir nos problemas cotidianos do processo educativo a fim de tornar a aprendizagem mais eficiente e elevar o nível do estudante. Como professor do PBA , julgo ser imprescindível o estudo do funcionamento da mente mediante a aprendizagem, devemos ter a sala de aula como um laboratório e buscar bases teóricas e aplicá-las mediante a situação com devidas adaptações: “ensinar exige pesquisa” e “ensinar exige paciência” (PAULO FREIRE,1997). Existem vários teóricos que contribuíram para Psicologia da Educação dentre eles os principais são: Piaget, Vygotsky, Wallon, Skinner, Rogers, Paulo Freire, Daniel Goleman e Howard Gardner.
Para adultos gosto muito das teorias de Paulo Freire (1921-1997). Ele foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.
O discente do PBA necessita de respeito mediante a sua situação educacional e é um dever do professor motivá-los e ensiná-los a desenvolver um pensamento crítico. Para tal é necessário método e para desenvolvê-lo é preciso conhecer os alunos, seu passado e o seu presente isso inclui a Sociologia e Filosofia da Educação.
Freire, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
Souza, Maria Antônia de. Educação de Jovens e Adultos / Maria Antônia de Souza – 2. ed. rev., atual. e ampl. – Curitiba: Ibpex, 2011.
- See more at: http://webinsider.com.br/2013/08/27/um-olhar-voltado-para-a-educacao-de-jovens-e-adultos-eja/#sthash.IQpV4uUO.dpuf
...