Psicologia E Educaçao
Artigo: Psicologia E Educaçao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bloisi • 26/9/2013 • 305 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Behaviorismo
Tem seu inicio marcado com o lançamento de John Watson em 1913 do Manifesto behaviorista, esse manifesto tem um novo rumo a historia da Psicologia, influencia vários setores do comportamento, nas teorias de aprendizagem, na personalidade e nas psicoterapias.
O objetivo da Psicologia que ate então tinha sido alma, ou consciência, a mente e a partir de behaviorismo passa a ser uma ciência comportamento humana, não sendo mais considerada como ciência pura da consciência, é dada uma importância maior aos fatores ambientais e hereditariedade. O homem passa a ser visto como produto ambiente.
O primeiro momento 1913 á 1930 fica conhecido como clássico, seu alvo movimento estruturalista que utiliza método introspectivo, suas ideias ganham força pelas contribuições de Ivam Pavlov.
A principio defendia como perspectiva funcionalista, o comportamento era estudado como certas variáveis, hoje se entende como comportamento uma interação entre o que faz e onde seu fazer acontece.
• Radical (Skinner): Analise do comportamento (comportamento operante).
• Metodológico (Watson): Apenas os comportamentos observáveis, passiveis de ser analisados.
• Comportamento operante: Relações ambiente sujeito são voluntarias, seus estudos definem como leis comportamentais.
Gestalt
É o estudo das figuras e formas. A psicologia passou a estuda-lo para tentar entender e explicar fenômenos relacionados à ilusão de ótica, (por exemplo, na esquizofrenia você vê algo, mas o objeto de visão não esta lá e na ilusão de ótica você vê que não esta lá), ai Gestalt passou a ser conhecido como o estudo das formas.
A Gestalt é usada na publicidade e propaganda, pois logotipos precisam despertar sensações e emoções.
Psicanalise
O inconsciente é o objeto de estudo da psicanalise e, para as linhas dinâmicas, ele é o responsável pela organização do psiquismo humano, é à base de toda a vida psíquica. Para as abordagens psicodinâmicas, os fenômenos conscientes são apenas uma manifestação do inconsciente. Outras manifestações do inconsciente são o sonho, a histeria, atos falhos, lapsos e outras.
O t
...