Psicologia E Religião
Dissertações: Psicologia E Religião. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tacilagsl • 17/11/2014 • 557 Palavras (3 Páginas) • 215 Visualizações
Psicologia e a Religião
Ah duvida sempre é, sobre o que á Psicologia se trata? Que tipo de religião se considera? Que tipo de relação entre uma e outra se quer investigar? Existem Psicologia, Religião, Psicologia e Religião e Psicologia da Religião...
A Psicologia da Religião, assim, apesar do nome, não estuda propriamente a religião, mas a relação do ser humano com a religião seja ela qual for, tanto de adesão como de afastamento, de modo a serem estudados tanto o comportamento dos religiosos como o comportamento dos não religiosos. Há muitos métodos que são empregados para se estudar o comportamento religioso dependendo do objetivo da pesquisa e do objeto estudado, os psicólogos da religião podem querer estudar a crença religiosa de uma pessoa em particular ou de algumas pessoas de um mesmo grupo religioso ou podem fazer seus estudos recorrendo ao método clínico, para a análise do tal comportamento.
A Psicologia trata da psique, a autonomia da psicologia é basicamente a capacidade do sujeito de agir e decidir qual campo seguir da religiosidade e da sexualidade... Já a religião é relacionada à fé e alma, a religião nos dá orientações para uma vida mais saudável psicologicamente e isso é uma ‘’forma’’ de Psicologia. Já a psicologia em si também se interessa por estudos religiosos... A função psicológica é dar apoio para quem não tem equilíbrio e autossuficiência de pensamento.
A religião também torna as pessoas mais mansas e passivas, a espera de algo de fora que resolverá seus problemas, como a unção da igreja ou a fé de cada ser humano, onde a fé pode ser considerada um fenômeno psicológico, mas o termo é mais amplo.
Fenômenos psicológicos, de uma forma bem simples, são todas as funções psíquicas, ou seja, o pensamento, as emoções, a percepção, as sensações, a linguagem. Como o comportamento religioso é complexo, é fundamental que as várias perspectivas teóricas da Psicologia possam somar-se, no sentido da abranger os, sempre que possível para ajudar nos processos psicológicos envolvido nesse comportamento.
Enfim, a psicologia tem a ver com nosso comportamento, nossas carências, nossas perdas... Então entra a religião que nos mostra a fé, onde você supera mais fácil estas perdas, mágoas e trabalha melhor o perdão.
Vamos dizer que temos que aceitar a psicologia como pensamento, para chegar à conclusão da raiz, da origem da fraqueza, do desânimo ou outras experiências, mas o espírito só se eleva com a fé.
São próximas, a psicologia e religião, mas a psicologia estuda suas ações e reações por traumas ou perdas... Porem a fé ( religião ) lhe dá forças, esperança de ser mais gente, de saber que não é perfeito e aprender a lidar com isso.
CONCLUSÃO
Psicologia é a maneira de como pode ajudar a definir a sua vida e o comportamento que você decide ter, é como se você fosse explicar a existência... Porem ah psicologia é combinada com a religião, com a fé, com o limite que é imposto pelo temor a Deus, você adquire sua ideologia de vida, norteia o caminho a seguir, sempre levando em consideração seu eu físico com sua condição espiritual. Com certeza, andam juntas, pois significam questionar, duvidar, como forma de tentar evoluir
...