Psicologia Evolutiva
Casos: Psicologia Evolutiva. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilvan145 • 15/7/2014 • 704 Palavras (3 Páginas) • 608 Visualizações
Universidade Estadual de Maringá
Professor: Aldevino
Aluno: Roberto Rossato RA:29158
Jesús Palacios
INTRODUÇÃO HISTÓRICA À PSICOLOGIA EVOLUTIVA
A psicologia evolutiva era conhecida como o estudo dos processos de desenvolvimento psicológico da infância e adolescência, atualmente o seu conceito foi ampliado como o estudo dos processos de mudança psicológica da vida humana e que pode ser divididas em: a etapa da vida em que a pessoa se encontra, as influências culturais, sociais e históricas e experiências particulares.
Em meados do século XVIII as crianças e adolescentes ainda eram consideradas como adultos em miniatura realizavam trabalhos pesados e de até 12 horas, e apesar de que nesta década já existiam movimentos culturais e religiosos que pregavam a diferença da fase adulta com a infância foi somente no século XX com os avanços do industrialismo e com os movimentos trabalhistas que a infância foi conferida um status especial.
Nos séculos XVII e XVIII já existiam filósofos que abordavam a concepção sobre a natureza humana e seu desenvolvimento, mas somente no final da década de setenta que alguns estudiosos contrariando algumas limitações dos modelos anteriores formularam uma proposta de modelo do ciclo vital, este modelo serviu como uma nova perspectiva da Psicologia Evolutiva Tradicional, pois até então era abordado somente as mudanças no desenvolvimento psicológico das crianças e adolescentes e acreditava-se que o desenvolvimento humano era orientado por uma meta universal.
Contudo a Psicologia Evolutiva atual além das influencias do modelo ciclo vital contém uma maior diversidade de enfoques e perspectivas como: à ambientalista, a etológica, a cognitivo-evolutiva, à do processamento da informação e à abordagem histórico cultural. Resumidamente pode se dizer que a perspectiva etologica trata-se da adaptação do ser humano em um ambiente em diferentes gerações, do qual algumas influencias do passado refletem na geração futura. A perspectiva cognitivo-evolutiva e do processo de informação baseia-se no desenvolvimento da pessoa em um meio social, está relacionado ainda com este modelo a atenção, a memória, o raciocínio e a resolução de problemas. E a perspectiva histórico-cultural refere-se nas influencias que a pessoa sofre desde a sua infância, por exemplo, a linguagem.
O PAPEL DA HERANÇA E DO MEIO NA DETERMINAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO
Atualmente existe um consenso de que o nosso comportamento e desenvolvimento são influenciados por aspectos genéticos e por aspectos ambientais, sendo que um ou outro aspecto desempenham um papel mais ou menos determinante. Verifica-se que o ser humano possui um desenvolvimento genético e psicológico até certo momento da infância, à medida que nos afastamos da primeira infância as diferenças introduzidas pela cultura vão aumentando progressivamente.
QUATRO ANTIGOS TÓPICOS EVOLUTIVOS
O ciclo vital humano pode ser dividido em infância, adolescência, adulta e velhice, porém o estudo do desenvolvimento psicológico já não é
...