Psicologia Hospitalar e equipe Muldisciplinar
Por: Camila Padilha • 31/10/2015 • Trabalho acadêmico • 310 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Resumo de Psicologia
A psicologia hospitalar e a equipe multidisciplinar
A história da psicologia hospitalar inicia-se em meados da década de 1980,através da crise econômica do país , com isso existiam poucas demandas de trabalho para os profissionais liberais da época.
A ideia surgiu através de uma proposta de trabalho ,para os estudantes da área de pisicologia que estavam prestes a concluir o ensino superior e não tinham alguma experiência na profissão ,assim surgiu essa excelente proposta em excercer a profissão ,adquirir experiência e ser remunerado para isso.
Porém na época não existia um conhecimento amplo sobre as normativas de trabalho de um psicólogo hospitalar ,aos poucos os profissionais conseguiram implementar algumas metodologias ,que foram utilizadas também na área organizacional ,social e educacional.
Outro fator de extrema é importância é a formação da equipe multidisciplinar que compõe a equipe hospitalar , que são formadas por médicos ,enfermeiros,psicólogos, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta ambos profissionais da área da saúde.
Cada profissional interage de acordo com a necessidade de proprocionar melhorias á saúde dos pacientes, sendo os médicos principais mentores das funções a serem excecutadas pela equipe multidisciplinar.
Muito se tem questionado sobre a postura e a retenção de alguns conhecimentos médicos,que de certa forma podem ser compartilhados com os demais integrantes da equipe multidisplinar para melhores resultados á saúde dos pacientes.
Normalmente a introdução dos serviços de psicologia é um benefício em instituições onde existem reuniões entre os profissionais da saúde que compõem a equipe multidisciplinar ,por diversas vezes os psicólogos também são mediadores na relação médico e paciente.
Concluí-se então a necessidade de uma equipe multidisciplinar ,bem estruturada sendo os profissionais dotados de técnicas e habilidades que proporcionem melhor desempenho ao paciente.
Para colher bons frutos também é preciso respeito múltiplo,interação entre a equipe e um bom relacionamento com o paciente deixando por vezes de lado , o excesso do ego profissional e visando melhor desempenho coletivo.
...