TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Juridica

Ensaios: Psicologia Juridica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A psicologia jurídica faz parte do grupo de práticas emergentes dos quais o profissional atua a serviço das decisões da justiça. O objeto de estudo é o comportamento dos atores do fato jurídico no âmbito do direito. É um ramo crescente da psicologia destacando a elaboração de laudos periciais, políticas de cidadania, Direitos Humanos e subsídios aos processos judiciais.

Campos de atuação

Psicologia Jurídica e as Questões da Infância e Juventude: O psicólogo atua na Vara da Infância e da Juventude, supervisionando casos de adoções, violência contra criança e adolescente.

Psicologia Jurídica e o Direito de Família: Atua nas áreas de processos de divórcios de casais que possuem filhos, guarda compartilhada e também em casos de síndrome de alienação parental, auxilia na análise dos pais para que a guarda da criança seja entregue àquele que possuir as condições necessárias para exercê-la, auxilia também na identificação do bem estar da criança.

Psicologia Jurídica e Direito Civil: Atua nos casos de acidentes de trabalho, auxiliando as pessoas que sofrem os mesmos e o direito nas questões de família e infância. Tem como função analisar a comunicação que ocorre na família e pessoal a fim de ajudar o juiz a tomar a melhor decisão conforme a vida da pessoa.

Psicologia Jurídica do Trabalho: Atua na área trabalhista com pedidos de indenizações acerca de acidentes de trabalho ou assédio moral.

Psicologia Jurídica e o Direito Penal: Realiza a análise do comportamento de um criminoso através da sua personalidade, estudando suas intenções e desejos. Os profissionais que trabalham nesta área muitas vezes são chamados como testemunhas para auxiliar o júri no entendimento da mente de um criminoso.

Psicologia Judicial ou do Testemunho: Atua na análise do comportamento da testemunha, verificando e estudando seus gestos e linguagens para que se possa saber se o indivíduo está dizendo a verdade ou não, auxiliando na decisão judicial da pessoa acusada.

Psicologia Penitenciária: Atua em trabalhos de agentes de segurança em penitenciária em relação e stress e ajuda na conscientização dos detentos sobre doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS.

Psicologia Policial e das Forças Armadas: O psicólogo atua na área de seleção e formação do policial militar, civil e também do exército, auxiliando também na implantação de cursos sobre direitos humanos.

Psicologia Jurídica e Direitos Humanos: [C] O Psicólogo atua analisando as teorias e as práticas psicológicas na discriminação ao homossexualismo, racismo, bullying, privação dos direitos fundamentais, à saúde, à propriedade à liberdade individual, etc.

Vitimologia: Estudo da influência os pontos de vista psicológicos e sociais.

A psicologia jurídica tem papel importante nos métodos de solução de conflitos são eles:

Conciliação: A conciliação age de forma objetiva, tratando a questão de acordo com o que as partes trazem para a sessão.

Mediação: A mediação utiliza-se de estratégias emocionais para melhor solucionar um conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com