Psicologia Memória
Resenha: Psicologia Memória. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 10rogerio • 19/5/2014 • Resenha • 626 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
Psicologia ramo da ciência que estuda a mente e os processos mentais, no que se relaciona ao comportamento do homem e de outros animais
Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social.
Percepção: é um processo cognitivo (de conhecimento) através do qual contactamos com o mundo através dos órgãos dos sentidos(olhos, boca, ouvidos, etc.)
Sensação: é o processo de detecção e recepção dos estímulos nos órgãos dos sentidos.
Exemplo: o perfume que ainda se mantém na sua roupa; a sensação forneceu-lhe a informação simples do odor. A percepção interpretou-o, deu-lhe um sentido; você identificou-o, reconheceu-o, produziu em você bem-estar, que será acrescido se o associar a uma pessoa especial que lhe ofereceu o perfume.
Memória: Capacidade que permite a codificação, o armazenamento e recuperação de dados. De forma resumida a memória pode ser dividida em três processos:
• Codificação: Envolve o processo de entrada e registro inicial da informação e a capacidade de mantê-la ativa para o processo de armazenamento.
• Armazenamento: Envolve a manutenção da informação codificada pelo tempo necessário para que possa ser recuperada e utilizada quando evocada.
• Evocação ou reprodução: Caracterizada pela recuperação da informação registrada e armazenada, para que possa ser usada por outros processos cognitivos como pensamento, linguagem e etc.
A memória ainda pode ser classificada como memória de curto prazo, memória de longo prazo, autobiográfica, episódica e sensorial. A perda ou dificuldade de armazenamento ou recuperação de informações é conhecida como amnésia e deve ser tratada sendo comum em casos de lesões e traumas de diferentes espécies.
Emoção: É um estado mental subjetivo associado a uma ampla variedade de sentimentos, comportamentos e pensamentos. Ela desempenha um papel central nas atividades humanas, já que as emoções alteram a atenção e o nível do comportamento resultando em diferentes respostas do indivíduo. Pode ser considerada como uma espécie de depósito de influências aprendidas e inatas.
Pensamento: É a capacidade de compreender, formar conceitos e organizá-lo. Estabelece relações entre os conceitos por meio de elementos de outras funções mentais (como as vistas anteriormente), além de criar novas representações, ou seja, novos pensamentos. O pensamento possibilita a associação de dados e sua transformação em informação estando conseqüentemente associado com a resolução de problemas, tomadas de decisões e julgamentos.
Linguagem: A Linguagem é a capacidade de receber, interpretar e emitir informações ao ambiente. Por meio da linguagem podem-se trocar informações e desenvolver formas de compreensão e de expressão. A linguagem reflete a capacidade de pensamento, então se uma pessoa tiver um transtorno de pensamento sua linguagem poderá ser prejudicada. Junto aos processos cognitivos é que a linguagem se desenvolve e se as habilidades das funções mentais são crescentes assim os recursos lingüísticos também serão.
Sensação: A sensação é a resposta sensorial ou objetiva
...