TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia abstrata

Relatório de pesquisa: Psicologia abstrata. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  4.146 Palavras (17 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 17

Resumo Psicologia

Behaviorismo

O behaviorismo tem seu início marcado com lançamento de John Watson em 1913 do Manifesto Behaviorista. Watson(1878-1958), com esse manifesto imprime um novo rumo à historia da Psicologia,influencia vários setores do comportamento humano, nas teorias de aprendizagem , na personalidade e nas psicoterapias.Mediante ao pensamento behaviorista entende-se que pela observação e experimentação sistemática e cuidadosa, e possível desenvolver um conjunto de princípios que podem explicar o comportamento humano.O objeto da Psicologia que até então tinha sido a alma, ou a consciência, a mente, e a partir do behaviorismo passa a ser uma ciência comportamento humano

, não pode mais ser considerada como ciência pura da consciência. É dada uma importância maior aos fatores ambientais e a hereditariedade é relegada à segundo plano.

O homem passa a ser visto como produto do ambiente.

Watson dizia que se a psicologia quisesse se fortalecer no mundo da ciência seria necessário que ela repensasse o seu objeto de estudo.Então propôs que a psicologia deveria estudar o comportamento e que seu objeto de estudo fosse determinado pelos atos observáveis de conduta que pudessem ser descritos em termos de estimulo e resposta.

O behaviorismo tentou reduzir a psicologia a uma ciência natural, deixando de lado a consciência e volta-se exclusivamente ara o comportamento objetivo.O primeiro momento do Behaviorismo vai de 1913 a 1930,esse Behaviorismo fica conhecido como clássico ,polêmico e programático, tem seu alvo principal o movimento contra o Estruturalismo que utilizava o método introspectivo.As ideias de Watson ganham força e são influenciadas pelas contribuições de Ivan Pavlov. Fisiologista(1906-1927), que demonstrou através da representação simultânea de um estímulo não condicionado (carne),e de um estímulo condicionado (som do diapasão) o estímulo condicionado consequentemente produziria aresposta (salivação) que anteriormente só podia ser produzida pelo estímulo não condicionado. Esseprocesso tornou-se por parte dos psicólogos americanos, um meio de controlar o comportamento e evitar o perigo do subjetivismo.Então pensou que o reflexo da salivação tinha ficado de algum modo ligado oucondicionado a estímulos que anteriormente estiveram associados ao alimento, neste processo háaprendizagem ou condicionamento.Um condicionamento só poderá ocorrer se o estimulo neutro for acompanhado elo alimento um certo numero de vezes, logo, o reforço (ser alimentado) e determinado e necessário para que a aprendizagem ocorra.

Behavoir = comportamento ou comportamentalismo ou Teoria Comportamental ouAnálise Experimental do Comportamento ou ainda, Análise do Comportamento (Watson).

A princípio defendia como uma perspectiva funcionalista para a Psicologia em que o comportamento era estudado como certas variáveis do meio. Hoje se entende comocomportamento, uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu ‘fazer ’acontece: interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações daquele (suas respostas), e o ambiente (as estimulações).

Respostas e estímulos

razões metodológicas e históricas; a primeira: analistasexperimentais de comportamento adotaram modo preferencial analítico e experimental daquele estudo. A segunda: termos escolhidos devido ao seu uso generalizado; o homem é estudado como produto e produtor dessas interações.

Behaviorismo radical (Skinner):

designa uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise do comportamento ( comportamento operante).

Behaviorismo metodológico(Watson) designa um método de ciência, apenas os comportamentos observáveis são passíveis de serem analisados

Comportamento respondente ou reflexo: chamados de ‘não voluntário’, respostas são eliciadas (produzidas), por estímulos antecedentes do ambiente.

O que é Behaviorismo na pratica?

Behavior: É comportamento em inglês.

Psicologia: comportamental.

Palavra Chave: Skinner, Pavlov, Watson... Nomes bem comuns para quem estuda Analise do comportamento.

A grosso modo é uma analise comportamental pautada nos princípios do Condicionamento operante, ou seja, Estimulo Discriminativo - Resposta - Estimulo Reforçador.

Exemplo:

É igual treinar um cachorro pra fazer algo, vc emite um determinado som (palavra), o cachorro senta, vc da um biscoito pra ele.

Também pode-se utilizar um Estimulo(Reforço) Punitivo, ou seja, caso o cachorro não sente, vc da um choque nele. Ou a própria ausência do biscoito pode representar uma punição (Estimulo Aversivo).

Isso tudo é bem resumido, o Behaviorismo, assim como a Psicanalise é bem complexo.

A Psicologia de Gestat e a Teoria de Campo

A teoria de campo determina que todo fenômeno psicológico ocorre em um determinado campo — o campo vital do indivíduo.

A teoria de campo foi formada por Kurt Lewin. Ela é uma teoria derivada da Gestalt. De acordo com essa teoria são as forças do ambiente que levam indivíduos diferentes a reagirem de forma diferente ao mesmo tipo de estimulo. A influência dessas forças sobre o indivíduo dependeria das próprias necessidades, atitudes, sentimentos e expectativas do mesmo.

O Campo psicológico seria o ambiente, concluindo suas forças sociais de maneira como é visto ou percebido pelo indivíduo.

Segundo Lindgren, “o fato é que o comportamento das crianças é determinado por sua percepção de si próprias e do mundo que a rodeia”.

A fim de compreender o campo psicológico das crianças, os professores precisam desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com