Psicologia chefia
Seminário: Psicologia chefia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: coronel • 25/10/2013 • Seminário • 955 Palavras (4 Páginas) • 453 Visualizações
UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
CURSO: Administração ATIVIDADE:
Aula 03 e aula 04
Aluno:
RGM:
Polo:
Disciplina: Psicologia Aplicada ANO LETIVO:
2013
DATA PARA ENTREGA: 25 /10/2013 Valor das duas
Atividades = 2,5
QUERIDO ALUNO(A)
Envie suas atividades das aulas 3 e 4 por meio do portfólio 3
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
USE O ESPAÇO FORUM PARA POSTAREM SUAS DÚVIDAS. OBRIGADA!
PROF.ª M.SC. SILVIA MARA PAGLIUZO MURAKI.
ATIVIDADES DA AULA 03
(A) Liderar é necessário conhecer a natureza humana e saber conduzir e influenciar as pessoas. A influência é uma força psicológica, uma transação interpessoal, na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento de outra de maneira intencional.Desta forma há de se compreender que esta capacidade de realização de desejos e sonhos, é considerada também como uma força capaz de conduzir o indivíduo ao alcance de seus ideais. Daí a importância de correlacionar liderança e poder.
Considerando a afirmativa acima, explique a relação entre liderança e poder. (de 4 a 8 linhas),
A liderança é uma competência de caráter relacional, pressupõe uma relação entre duas ou mais pessoas fundamentada no exercício da influencia. A regra é despertar o desejo, o interesse e o entusiasmo no outro a fim de que adote comportamentos ou cumpra tarefas. O poder é exercício da liderança. Em verdade, inexiste isoladamente, pois o que encontramos são relações de poder é exercício por um líder.
Em verdade, o mais indicado é que um líder siba como, onde e quando exercer seu poder de acordo com o perfil do subordinado, das circunstancias e de seus objetivos.
2-Para, Chiavenato (2000), liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana, utilizada para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Chiavenato ( 2000),ainda, relata que as teorias sobre liderança podem ser classificadas em três grupos:
(B) Disserte sobre as teorias de liderança, apresentadas nesta aula.
Traços da personalidade. Segundo esta teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função. Sendo capaz de literalmente atingir os demais.
Estilos de liderança. Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Esse estilo integra diretamente como será o estilo do comportamento perante aos seus subordinados (conduta).
Situações de liderança. Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação. Parte do pressuposto de um sentido amplo, onde não existe apenas um único estilo de liderar, é adequar perante as características da situação e dos subordinados.
ATIVIDADES DA AULA 04
1. A Psicologia social estuda as manifestações comportamentais apresentadas pela interação de um indivíduo com os outros , ou a simples expectativa dessa interação, descrevendo o indivíduo no conjunto de suas relações sociais (BOCK, 2002, s/p ),também estuda a influência dos fatores situacionais no comportamento do indivíduo frente ao estimulo social.
Nesse sentido explique:
(A) Papeis sociais e grupos sociais.
Papel
...