Psicologia como ciência
Abstract: Psicologia como ciência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rubianadoenz • 23/9/2014 • Abstract • 600 Palavras (3 Páginas) • 310 Visualizações
Psicologia como ciência:
O próprio termo psicologia, embora tenha sido criado muitos séculos depois, é de origem grega, formado pelas palavras gregas: psique que significa alma ( e alma era definida pelos Gregos como a fonte da vida, o que animava ou dava vida ao corpo,) e, logos que significa estudo. Portanto, etmologicamente, psicologia significa estudo da alma.
Atualmente a psicologia é definida como o estudo do comportamento humano pelas limitações éticas de estudo que muitos casos levam ao estudo do comportamento animas para compará-lo ao comportamento humano, alguns autores preferem definir a psicologia como o comportamento dos organismos.
Tudo que a psicologia criar, pensar ou disser será sobre a vida dos seres humanos.
Definição de Comportamento
Considera-se comportamento toda e qualquer manifestação (ação) de um organismo: andar, falar, corre, gritar, estudar, aprender, esquecer etc. Estamos sempre nos comportando de uma maneira ou de outra. Em primeiro lugar, o psicólogo vai procurar compreender o comportamento. isto é, verificar os fatores que levam alguém a comportar-se de um jeito e não de outro. Na medida em que consegue compreender e explicar o comportamento das pessoas, o psicólogo consegue ajudar essas pessoas a se conhecerem melhor, a se comportarem de maneira a se sentirem mais realizadas, mais satisfeitas. Dessa forma, a par da pesquisa para conhecer o comportamento, a psicologia oferece as pessoas, pôr meio do conhecimento das causa e conseqüências de seus atos, condições de escolher os comportamentos mais adequados a própria realização.
Níveis de vida mental: Existe 3 níveis,são eles consciente pré ou subconsciente, inconsciente
Consciente: Fenômenos mentais que estão se processando e deles estamos tomando conhecimento imediato.
Subconsciente:Fenômenos que não estão se passando agora em minha mente, mas que são do meu conhecimento. Sei da existência dos mesmos, posso chamá-los à minha mente quando quiser ou necessitar. Posso evocá-los Estes fatos, tanto os que estão agora se processando em minha mente como aqueles que eu poderia evocar neste momento (conscientes e subconscientes), são fatos do meu domínio, do meu conhecimento. Tenho consciência de sua realização.
Inconsciente:São fenômenos que se realizam em nossa mente sem que o saibamos. Eles nos passam despercebidos, nós os ignoramos. Os fatos inconscientes (desejos que desconhecemos, fatos ocorridos em nossa infância, etc.) têm grande influência na direção de nosso comportamento, na orientação de nossas ações.
Elementos da personalidade: São elas ID, SUPEREGO, EGO.
ID: É considerada nossa parte irracional, essa parte procura satisfazer os mais profundos desejos, impulsos e fantasias, não tem consideração de nada, ele age em busca do prazer.Os impulsos do id são inconsciente por isso passam despercebido.
SUPEREGO:É considerado nossa parte racional, por vivemos em uma sociedade em um meio social desde crianças absorvemos aos poucos idéias, morais, religiosas. Essa parte procura fazer com que nós pensamos antes de
...