Psicologia como ciência
Artigo: Psicologia como ciência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: baiana • 3/9/2013 • Artigo • 334 Palavras (2 Páginas) • 507 Visualizações
Psicologia
Prof. Marcos Alexandre
O que é
A Psicologia, derivada de palavras gregas que significam “estudo da mente ou da alma”, é hoje em dia definida como a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. Os assuntos investigados pelos psicólogos incluem o desenvolvimento, as bases fisiológicas do comportamento, a aprendizagem, a percepção, a consciência, a memória, o pensamento, a linguagem, a motivação, a emoção, a inteligência, a personalidade, as influências sociais e o comportamento social. A Psicologia é freqüentemente aplicada na indústria, na educação, na engenharia, na Comunicação Social e em muitas outras áreas do saber humano.
Os psicólogos estudam tantos assuntos biológicos como sociais. Enquanto os sociólogos dirigem a atenção para os grupos, os processos grupais e as forças sociais, os psicólogos sociais concentram-se nas influências grupais e sociais sobre os indivíduos.
Psicologia como ciência
Todos nós usamos o que poderia ser chamado de psicologia do senso comum em nosso dia a dia. Observamos e tentamos explicar o nosso próprio comportamento e o dos outros. Tentamos predizer quem fará o que e quando. E muitas vezes sustentamos opiniões sobre como adquirir controle sobre a vida (o melhor método para criar filhos, fazer amigos, impressionar as pessoas, dominar a raiva...), isso é o que os cientistas chamam de senso comum, ou seja, conhecimento popular.
O tipo de psicologia do senso comum que se adquire informalmente leva a um corpo de conhecimentos inexato por diversas razões. O senso comum não proporciona diretrizes sadias para a avaliação de questões complexas.
O que é ciência
Compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso através de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. Assim podemos apontar o objeto dos diversos ramos da ciência e saber exatamente como determinado conteúdo foi construído, possibilitando a reprodução da experiência. O saber pode assim ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.
Essa característica da produção científica possibilita sua continuidade:
...