Psicologia completa
Tese: Psicologia completa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: adailtom • 18/5/2014 • Tese • 1.798 Palavras (8 Páginas) • 270 Visualizações
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Trabalho Completo Psicologia
Psicologia
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Psicologia
Enviado por: cilameve 23 agosto 2013
Palavras: 1788 | Páginas: 8
Capitulo 3
1.Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
O termo behaviorismo foi fundado pelo americano John B. Watson e para denominar essa tendência teórica, alem de Behaviorismo é usado, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Analise Experimental do Comportamento, Analise do Comportamento.
2. Para os behavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado?
O objeto da Psicologia para os behavioristas é o Comportamento, era caracterizado como um objeto observável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
3. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?
Como função de certas variáveis do meio, ou seja, certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre por que os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos.
4. Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?
Skinner, em sucessão de Watson
5. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos
É o “não voluntário”, aqueles que as respostas são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Exemplo: contração das pupilas com incidência da luz forte sobre os olhos, a salivação, o arrepio da pele com o ar frio, as lágrimas quando se trabalha a cebola.
6. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo.
Eliciar o organismo a responder a estímulos que antes não respondia. Exemplo: uma pessoa mergulha a mão várias vezes numa vasilha com água gelada tendo intervalos de 3 a 4 minutos e antes de imergir soam uma campainha. Mais ou menos pelo vigésimo som da campainha ocorrerá a mudança de temperatura sem a necessidade de imergir a mão na água gelada.
7. O que é comportamento operante? Dê exemplos.
O comportamento operante (também conhecido por comportamento voluntário), abrange 1 quantidade imensa de atividades humanas - desde o espernear e o balbuciar do bebê de colo, até as mais complicadas habilidades e poder de raciocínio do adulto.
O comportamento operante incluí todas as ações de um organismo, no qual em algum momento, essa ação tem um efeito sobre o mundo ao redor.
O comportamento operante opera sobre o mundo. Ex: Quando se pega o lápis, quando se faz sinal para o ônibus parar, quando nele se sobe, quando se fala ao subordinado etc... todos estes são exemplos de comportamentos operantes.
8. Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplo.
O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas
usar como exemplo um experimento de moldagem em que se condiciona um rato
9. O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê um exemplo para cada caso.
Reforço positivo é o que recompensa um dado comportamento de modo a aumentá-lo. Por exemplo, num experimento na Caixa de Skinner, com um rato privado de alimento, é liberada uma pelota de comida quando o rato pressiona a barra, nesse caso a comida é o reforço positivo, pois estimula a resposta de pressão à barra. O comportamento é emitido visando à APRESENTAÇÃO do reforço (no caso o alimento). Este é o caso de reforçamento positivo, em que a comida é o reforço positivo.
Já o reforço negativo é aquele que aumenta a probabilidade de emissão de um comportamento quando ocorre sua Supressão, por exemplo, um rato recebe choques elétricos em um experimento de laboratório e quando pressiona a barra os choques cessam, nesse caso os choques servem de reforçadores negativos, pois aumento o comportamento de pressão à barra com finalidade de suprimi-los.
Outro exemplo de reforço negativo ocorre no caso em que o vizinho do andar de cima coloca música muito alta. O vizinho de baixo pega uma vassoura e bate com o cabo no teto, para reclamar, e aquele diminui o som, caso em que a música alta é o reforçador negativo para o comportamento de bater no teto: AUMENTA um comportamento que visa à SUPRESSÃO do reforço negativo.
Vale lembrar que tanto o reforço positivo como o negativo aumentam um comportamento. A diferença entre eles é que o positivo serve para aumentar um comportamento que tem por finalidade a apresentação do reforço, enquanto o negativo, um comportamento para suprimi-lo.
REFORÇO: ‘recompensa’, estímulo com capacidade de reforçar, que aumenta a probabilidade de que o organismo responda outra vez da mesma forma.
- Um organismo sedento pode ser reforçado com água.
- Um treinador reforça um animal dando-lhe comida quando desempenha corretamente sua ordem.
10. Explique os processos de esquiva e fuga com os reforçamentos negativos.
A esquiva é um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o individuo execute um comportamento que previna a ocorrência u reduz a magnitude do segundo estimulo.
Outro processo semelhante é o de fuga. Neste caso, o comportamento reforçado é aquele, que termina com um estimulo aversivo já em andamento.
11. O que é
...