Psicologia do Desenvolvimento Humano
Por: Francileide Correia • 20/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.218 Palavras (5 Páginas) • 151 Visualizações
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
O Desenvolvimento humana e estudo Científico da mudança e dá continuidade durante todo o ciclo humano de vida. A ideia de que o desenvolvimento começa na infância e continua depois da infância durante a adolescência na vida adulta e na velhice fica evidente porque o desenvolvimento ocorre durante toda a vida. Cada período do tempo de vida é influenciado pelo que acontece antes e irá afetar o que está por vir isso se chama desenvolvimento vitalício da pessoa.
O estudo de Glenn Eder sobre crianças que crescem durante a grande depressão mostraram como um é vento sócio-histórico importante pode afetar o desenvolvimento presente e futuro das crianças. O desenvolvimento depende de história e contexto pois cada pessoa desenvolve-se dentro de um conjunto específico de circunstâncias ou condições definidas por tempo e lugar. Os Seres humanos influenciam seu contexto histórico e social são influenciados por eles; eles não apenas respondem a seus ambientes físicos e sociais mas também integram com eles e os mudam.
O desenvolvimento é multidimensional e multidirecional isto é, as crianças crescem tanto em tamanho como em habilidades, procurando maximizar ganhos e minimizar perdas. O desenvolvimento também pode ser flexível ou plástico são as capacidades como a memória, força e persistência podem se significativamente aperfeiçoadas. O
Desenvolvimento mecanicista as pessoas são pensadas como o funcionamento das máquinas, que reagem ao que lhes chega ao ambiente já o desenvolvimento organísmico as pessoas são vistas como organismo ativos em crescimento, Elas desencadeiam os eventos e não só reagem a eles.
desenvolvimento humano científico tem como objeto de estudo procurar descrever, exemplificar, predizer e modificar o comportamento; Os principais aspectos do desenvolvimento são físico qual o motivo e psicossocial elas não ocorrem isoladamente; Cada uma delas influencia as outras isso é uma construção social. as influências sobre o desenvolvimento provém tanto da hereditariedade quanto do ambiente muitas mudanças comuns durante a infância estão relacionadas com a maturação, as diferenças individuais aumentam com a idade.
“ Freud ( 1953,1964a,1964b) Acreditava que a personalidade formava se nos primeiros anos de vida, momento em que as crianças passam por conflitos inconscientes entre seus impulsos biológicos inatos e as exigências da sociedade”.(pág. 67)
“A teoria do behaviorismo foi primeiro utilizado pelo americano John B. Watson em um artigo publicado em 1913, cujo título é Psicologia: como os behavioristas a veem. O termo behavio significa “comportamento” (BOCK, 2002). Moreira (1999, p. 21) acrescenta que o enfoque maior dessa concepção é “chegar às leis que relacionam estímulos, respostas e consequências (boas, más ou neutras)”. Segundo Papalia (2013) a teoria behaviorista é uma teoria mecanicista que descreve o comportamento como algo previsível a existência. Essa concepção parte da compreensão de que os seres humanos aprendem sobre o mundo da mesma forma que os outros organismos, ou seja, reagindo a condições do ambiente que consideram bons, ruins ou ameaçadores. Depreende-se que o propósito do behaviorismo é a construção de uma Psicologia baseada no observável, mensurável e fundada em uma concepção materialista que lhe garantisse objetividade. Essa concepção compreende o comportamento como produto do meio ambiente, significando um conjunto de reações aos estímulos advindos do meio que podem ser previsíveis, controlados e modificados (GIUSTA, 2013). O behaviorismo é normalmente classificado em dois tipos: behaviorismo metodológico e behaviorismo radical. No behaviorismo metodológico, temos como principal representante Watson que descrevia a aprendizagem como resultada da relação do individuo com o meio, ou seja, o individuo só aprende através do ambiente. Essa concepção rejeita a ideia de investigar processos mentais que não sejam passiveis de observação e mensuração. Acredita-se também na previsibilidade do comportamento humano. Por outro lado, o behaviorismo radical de Skinner não considera o ser humano como uma “tabula rasa”, e tem como foco o estudo cientifico do comportamento. “ (OSTERMANN & CAVALCANTI, 2010).”( BEM, L. Y.; CARVALHO, S. M. P. de; OLIVEIRA, C. A. de; SANTOS, M. A. B. dos.(2019)
“A perspectiva Humanista Desenvolveu-se nos anos de 1950 e 1960 Em reação ao que alguns psicólogos identificavam como crenças negativas sobre a natureza humana que subjazem as teorias psicanalítica e behavioristas. Os psicólogos humanistas, Como Abraham Maslow e Carl Rogers, Rejeitam a ideia de que as pessoas são basicamente, prisioneiras de suas primeiras experiências inconscientes, de impulsos instintuais Ou de forças ambientais. Diferente de Freud, O qual pensava que a personalidade define-se no início da infância, ou dos behavioristas ,Que pensam que as pessoas reagem automaticamente aos fatos,
...