TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento da Criança

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS[pic 1]

Curso de Psicologia

Psicologia Do Desenvolvimento Da Criança

 Profª. Andrea Veiga

             

QUESTÕES

Alunas

 Larissa Lima

Maria de Fátima

PELOTAS 2018

  1. Caracteriza a fala pré-linguística, explicando cada tipo de som.

Antes de utilizar palavras, o bebê faz suas necessidades e sentimentos serem percebidos por meio de sons que evoluem do choro para o arrulho e o balbucio, depois para a imitação acidental e então para a imitação deliberada. Entre seis semanas e três meses, o bebê começa a arrulhar quando está feliz emitindo gritos agudos, gorgolejando e pronunciando sons de vogal como ``ahhh´´. Entre três e seis meses, o bebê começa a brincar com os sons da fala, imitando os sons que ouve de pessoas ao seu redor.

O balbucio - repetição de sequências de consoantes e vogais, como ``ma-ma-ma-ma´´ ocorre entre seis e dez meses de idade e geralmente é confundido com a primeira palavra do bebê. O balbucio não é uma linguagem de verdade, pois não tem nenhum significado para a criança, embora se torne cada vez mais parecido com palavras. O desenvolvimento da linguagem continua com a imitação acidental de sons do idioma que o bebê ouve e depois a imitação de si mesmo emitindo esses sons. Entre nove e dez meses, o bebê imita sons deliberadamente sem entendê-los. Quando já possui um repertório de sons, ele os encadeia em padrões que soam como uma linguagem, mas parecem não ter sentido.

  1. O que significa a presença dos gestos simbólicos articulados pelo bebê?

Gestos simbólicos, como soprar para  significar quente ou cheirar para significar flor, geralmente emergem próximo da mesma idade em que o bebê pronuncia suas primeiras palavras e acabam funcionando como tais. Ao utilizá-los, a criança demonstra o entendimento de que símbolos podem referir-se a objetos, eventos, desejos e condições específicos. Os gestos geralmente aparecem antes de a criança possuir um vocabulário de 25 palavras e são abandonados quando ela aprende a palavra correspondente á ideia do gesto e pode pronunciá-la. A gesticulação parece surgir naturalmente. Aparentemente, uso de gestos não depende de ter um modelo ou um observador, mas parece ser parte ao processo de fala.

  1. O que é holofrase?

Na fase inicial da fala linguística a criança costuma dizer uma única palavra, atribuindo a ela,  no entanto, o valor de frase. O bebê mediano diz a primeira palavra entre dez e quatorze meses, dando início assim á fala linguística. A princípio, o repertório verbal se resume a ``mamã´´ ou ``dada´´. Ou poderá ser uma única sílaba que possui mais de um significado, dependendo do contexto em que a criança pronuncia. ``Da´´ pode significar ``eu quero aquilo´´, ``eu quero sair´´ ou ``onde está o papai?´´. Uma palavra como essa, que expressa um pensamento completo, é chamada de holofrase.

  1. No decorrer da primeira infância, as crianças podem restringir ou ampliar o significado das palavras. Exemplifique.

Por volta dos treze meses, a maioria das crianças entende que uma palavra representa uma coisa ou evento específico, e podem aprender rapidamente o significado de uma palavra nova. A princípio, o acréscimo de palavras novas ao vocabulário expressivo é mais lento. À medida que a criança passa a confiar mais nas palavras que nos gestos para se expressar, os sons e ritmos da fala tronam-se mais elaborados. Acredita-se que entre 16 e 24 meses, um ``surto de nomes´´ costuma ocorrer. Em algumas semanas, uma criança pode passar de umas cinquenta palavras para cerca de quatrocentas. Essas rápidas aquisições no vocabulário falado talvez reflitam o aumento na velocidade e na precisão do reconhecimento das palavras durante o segundo ano de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com