Psicologia do desenvolvimento
Por: SERGIO.LEAL • 25/11/2017 • Trabalho acadêmico • 453 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
FUNDAÇÃO UNIVERDIDADE FEDERAL [pic 1]
DE MATO GROSSO DO SUL
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Professor Dr: Paulo Ricardo Martins Nunez
Aluno: Sérgio Borges Leal
Curso de Licenciatura em Educação Física
Pólo: Bonito/MS
Data: 12/11/2017
Para iniciar nosso trabalho gostaria que você pensasse e escrevesse seu pensamento em uma lauda sobre a seguinte pergunta:
Como os conceitos principais da Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento podem colaborar para a minha atuação profissional na Escola e principalmente nas aulas de Educação Física?
Acredito que uma boa absorção do conteúdo em questão, Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, pode contribuir de maneira significativa para a minha formação profissional, e na atuação em uma eventual aula de Educação Física. Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento do ser humano, do seu modo de agir e pensar, partindo do princípio do relacionamento com outros indivíduos do mesmo grupo ou de grupos diferentes.
Segundo Vigotski, os conceitos entre desenvolvimento e aprendizagem estão relacionados entre si, desde o primeiro dia de vida da criança, ou seja, aprendemos e nos desenvolvemos continuamente, sempre com as pessoas ao nosso redor, independentemente da maneira como nos relacionamos. Tem por objetivo principal o estudo da evolução do ser humano, onde tal desenvolvimento é continuo e devemos sempre buscar a melhoria, para nos aperfeiçoarmos.
A aprendizagem e o desenvolvimento se dão a todo instante, pois, a todo momento estamos aprendendo e nos desenvolvendo, independentemente da atividade que estamos realizando, seja ela importante ou não, grande ou pequena, estamos continuamente nos desenvolvendo e aprendendo.
Para Vigostski o Desenvolvimento pode ser visto em dois níveis diferentes, nível de desenvolvimento real, que significa o que uma criança pode fazer hoje, sozinha ou com a ajuda de alguém, e nível potencial, que significa o que essa criança ainda poderá fazer durante a vida.
Outro fator de suma importância na atuação do professor na escola, é necessário que se tenha a sensibilidade de pensar e agir em determinados momentos no cotidiano escolar, evitar o enfrentamento, e tentar a resolução dos problemas com muita paciência e calma. Mas também é necessário disciplina e motivação. Disciplina porque é preciso que os alunos entendam que o papel de todos os agentes envolvidos na escola é simplesmente de educá-los e formá-los moralmente como cidadãos para a sociedade. E motivação, para que o aluno tenha mais interesse na escola, nos estudos, através de aulas interativas e dinâmicas, mantendo a atenção do aluno. Então a partir do momento em que haja disciplina e motivação, das duas partes, aluno e escola, o ambiente escolar se tornará cada vez mais propício a prática do ensino.
Utilizando todos os conceitos da Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento de forma eficiente e eficaz, dificilmente qualquer profissional da área da educação não conseguirá ser um vencedor.
...