Psicologia e sua conexão com o taylorismo
Tese: Psicologia e sua conexão com o taylorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daene • 12/9/2014 • Tese • 306 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA 1 (Ad1)
Elabore um resumo explicando as origens da Psicologia Organizacional e sua relação com o taylorismo.
Máximo de duas páginas.
Atenção: o resumo deverá ser escrito com suas palavras. Caso deseje fazer alusão a algum texto/artigo/livro ou qualquer outro material, você deverá fazer as devidas citações, tais como nome do autor, ano e página (caso seja uma transcrição). Em caso de plágio a atividade será desconsiderada sem nova chance ao aluno.
A psicologia organizacional surge no final do século XIX motivada pelo grande crescimento industrial, e com isso os empresários viram se necessitados de uma ciência que se relaciona-se diretamente com o operário, para intermediação, para treiná-los, com o objetivo de aumentar a produção.
Na década de 80 Taylor fez uma grande transformação conceito de Psicologia Organizacional, fazendo a ser útil para obter lucros e melhorar o relacionamento entre operário e empresa.
Com a Influência de Taylor se iniciou os métodos para contratação de funcionários e planejamento do trabalho, tendo como objetivo sempre a produção;
• Planejar os métodos de trabalho para aumentar a referência;
• Selecionar os melhores trabalhadores e treina-los para que se adaptem aos novos métodos; e
• Desenvolver um clima de cooperação entre os encarregados e trabalhadores, e estimular a cooperação entre a administração e trabalhadores, criando assim um ambiente melhor de trabalho.
O taylorismo tem como principal regra produzir mais em menos tempo, com a ideia de que haveria uma única e determinada forma de se executar a tarefa.
Até hoje a Psicologia Organizacional se faz muito importante e muito utilizada, os meios de contratação de novos funcionários se baseiam nos métodos de Taylor, treinamentos são feitos para maior aproveitamento no seu trabalho e a Psicologia também faz analises de perfil para assim colocá-los em funções adequadas para melhor produção. Para que assim o trabalhador esteja sempre motivado, ou seja produzindo bem em menor espaço de tempo.
Referência Biográfica
Denise Camargo, Psicologia Organizacional/2009
...