Psicologia nas Organizações e no Trabalho
Por: Marcela Ferrari • 25/9/2019 • Artigo • 1.008 Palavras (5 Páginas) • 121 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Marcela Ferrari de Castro Pires
201704011973
AV1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO I EM PSICOLOGIA
Rio de Janeiro - Macaé
2019
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Marcela Ferrari de Castro Pires
201704011973
AV1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO I EM PSICOLOGIA
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio supervisionado básico l, da Faculdade Estácio de Sá, como prova da AV1.
Professor: Oditon
Rio de Janeiro - Macaé
2019
Psicologia Organizacional e do Trabalho
A psicologia Empresarial trata diretamente da produtividade do ser humano e da organização, se preocupa com a empresa e com o bem estar do funcionário, no trabalho e na vida pessoal. Visa beneficiar a empresa promovendo a qualidade de vida aos funcionários.
Seu objetivo é fazer com que o funcionário se sinta bem e motivado, não só para bater as metas solicitadas pela empresa, mas também tenha uma realização na vida profissional e pessoal, dessa forma o psicólogo especialista nesta área se preocupa em criar estratégias que atendam as necessidades da empresa e do empregado. Esse é o papel da psicologia organizacional, entender seus funcionários e manter um ambiente de trabalho harmonioso e saudável.
Quando colaboradores se sentem confortáveis e satisfeitos em seu ambiente de trabalho, eles trabalham com mais motivação e qualidade.
Psicologia Organizacional x Psicologia do Trabalho
Elas não são a mesma coisa. A psicologia Organizacional está ligada a uma organização ou empresa. Atende a necessidade de vários setores do empreendimento. Lidando diretamente com a melhoria do trabalhador para gerar melhoria para a organização.
A Psicologia do Trabalho estuda o homem em seu ambiente de trabalho, não necessariamente precisa ser um ambiente empresarial, e garante a sua saúde e segurança no trabalho.
Como o Psicólogo atua nesta área?
O Profissional atuando nesta área, analisa a empresa, o ambiente e os colaboradores, para identificar o que precisa de sua atenção e estratégias promovendo o bem estar dos funcionários, para a melhora de seu desempenho.
Existem dois tipos de consultoria desse profissional dentro das empresas. A primeira consultoria é a interna, feita por um(a) psicólogo(a) formado(a) que trabalha dentro da empresa e lida diariamente com os colaboradores. Ele conhece a todos e sabe as funções exercidas por eles em cada setor.
Já a segunda, a consultoria externa, é formada por profissionais da psicologia que são qualificados e imparciais. A contratação desses psicólogos pode ocorrer em uma crise ou para evitá-la.
Independentemente de qual modelo de consultoria for adotado, suas implementações serão focadas na melhoria do local de trabalho e no fortalecimento da cultura organizacional.
Algumas das áreas de atuação
Fazer o recrutamento e seleção:
Quando a empresa necessita de um funcionário, o principal objetivo é encontrar o candidato que supra as necessidades da empresa, por meio de entrevista individual, dinâmicas de grupo, testes psicológicos, o psicólogo consegue identificar qual candidato será o mais qualificado para a vaga.
Treinamento e Desenvolvimento:
Atualizar e relembrar os colaborados sobre as políticas da empresa, fornecer palestras motivacionais e que mantém o ambiente de trabalho mais leve, oferecer benefícios profissionalizantes aos funcionários etc.
Melhorar o clima organizacional
Realização de pesquisas de satisfação, analisando como está o grau de comprometimento e a motivação e o que pode se fazer para melhorar. Disponibilizar um canal aberto para que os colaborados se sintam confortáveis em falar e serem escutados sem precisar se preocupar com algo. É importante conhecer os trabalhadores e saber como eles se sentem em relação às situações vividas diariamente em seu ambiente de trabalho. Isso ajudará a incentivar os pontos positivos e a melhorar aqueles negativos.
Analisar plano de cargos e salários
A possibilidade de crescer dentro da empresa está fortemente ligada à motivação da maioria dos colaboradores. Logo, é importante entender que também faz parte da área da psicologia analisar o organograma da empresa, a remuneração e os benefícios oferecidos para os colaboradores. Assim, será possível saber se há possibilidade de atrair e manter novos talentos.
Ajudar o trabalhador a atingir suas metas pessoais e profissionais
Um funcionário pode se sentir desmotivado e ter sua produtividade prejudicada tanto por problemas pessoais quanto profissionais. O psicólogo do trabalho deve ser capaz de identificar quais são as dificuldades enfrentadas pelo trabalhador para, então, poder orientá-lo.
...